Dilma diz que acordo global do clima é ‘justo e ambicioso’
Acordo busca frear aquecimento e prevê US$ 100 bi para nações pobres
A presidente Dilma Rousseff emitiu nota para saudar a aprovação do acordo global sobre o clima, em Paris, que visa limitar o aquecimento climático do planeta. No texto, ela classifica o documento aprovado “justo e ambicioso, fortalecendo o regime multilateral e atendendo aos legítimos anseios da comunidade internacional”.
Pelo Twitter, a presidente também disse que “o Brasil se orgulha de ter trabalhado pelo Acordo de Paris, como facilitador e construtor das soluções adotadas”.
No texto, Dilma destaca vários dos princípios do acordo e também mecanismos para frear a emissão de gases do efeito estufa. Chama a atenção, por exemplo, para uma proposta conjunta do Brasil e da União Europeia que promove investimentos privados em projetos de redução de emissões.
“Nós nos congratulamos com todas as nações e todos os povos do mundo por esta conquista que assegura o desenvolvimento sustentável, a preservação do planeta e as condições de vida de toda a humanidade”, diz a presidente ao final.
O acordo determina que seus 195 países signatários ajam para que temperatura média do planeta sofra uma elevação “muito abaixo de 2°C”, mas “reunindo esforços para limitar o aumento de temperatura a 1,5°C”. Para isso, prevê que os países ricos garantam US$ 100 bilhões por ano para ajudar nações pobres a combater o aquecimento.
Em um trecho da nota, Dilma diz que o acordo permitirá que o Brasil continue a promover a cooperação sul-sul, por mecanismo aprovado que possibilita apoio voluntário entre países em desenvolvimento.
Deixe seu comentário
Publicidade