Governadores entregam ‘Carta de Brasília’ ao presidente Lula
Documento foi elaborado a propósito do encontro que os mandatários estaduais tiveram com o chefe da Nação, hoje de manhã
Governadores e governadoras de todos os estados do país e também do Distrito Federal assinaram nesta sexta-feira, 27, um documento conjunto em que reafirmam “compromisso com o Estado Democrático de Direito e com a estabilidade institucional do país”.
O texto foi publicado após reunião dos chefes dos executivos estaduais com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Palácio do Planalto.
“A democracia é um valor inegociável. Somente por meio do diálogo que ela favorece poderemos priorizar um crescimento econômico com redução das nossas desigualdades e das mazelas sociais que hoje impõem sofrimento e desesperança para uma parcela significativa da população brasileira”, diz um trecho do documento, batizado de ‘Carta de Brasília’ (leia a íntegra no final deste texto).
Mesmo governadores bolsonaristas, como Tarcísio de Freitas (Repúblicanos-SP), Jorginho Mello (PL-SC), Romeu Zema (Novo-MG) e Ratinho Junior (PSD-PR) participaram do encontro e assinaram a carta.
Leia a ‘Carta de Brasília
“Em reunião realizada hoje, 27 de janeiro de 2023, entre os vinte e sete Governadores e Governadoras dos Estados e do Distrito Federal com o Presidente da República, reafirmamos nosso compromisso com o estado democrático de direito e com a estabilidade institucional e social do país. A democracia é um valor inegociável. Somente por meio do diálogo que ela favorece poderemos priorizar um crescimento econômico com redução das nossas desigualdades e das mazelas sociais que hoje impõem sofrimento e desesperança para uma parcela significativa da população brasileira. O encontro de hoje ratificou o desejo de todos para que o pacto federativo funcione em um ambiente cooperativo e eficiente para superarmos os entraves econômicos e para lidarmos com as grandes necessidades do povo brasileiro. Por meio dos Consórcios Públicos, buscaremos resgatar as ferramentas de políticas públicas que facilitem uma gestão compartilhada dos recursos públicos entre a União, Estados e municípios, e que favoreçam o desenvolvimento regional. Juntos criaremos um Conselho da Federação. Nele terão assento representantes da União, dos Estados e dos municípios visando definir uma agenda permanente de diálogo e pactuação em torno de temas definidos como prioritários pelos entes federados. Todos os nossos esforços serão orientados pela agenda do desenvolvimento para superarmos o desemprego, a inflação, a fome e a pobreza em uma agenda integrada e negociada permanentemente”.
Assinam:
Luiz Inácio Lula da Silva – Presidente da República
Gladson Cameli – Governador do Acre
Paulo Dantas – Governador de Alagoas
Clécio Luís – Governador do Amapá
Wilson Lima – Governador do Amazonas
Jerônimo Rodrigues – Governador da Bahia
Elmano de Freitas – Governador do Ceará
Celina Leão – Governadora em exercício do Distrito Federal
Renato Casagrande – Governador do Espírito Santo
Ronaldo Caiado – Governador de Goiás
Carlos Brandão – Governador do Maranhão
Mauro Mendes – Governador do Mato Grosso
Eduardo Riedel – Governador do Mato Grosso do Sul
Romeu Zema – Governador de Minas Gerais
Helder Barbalho – Governador do Pará
João Azevêdo – Governador da Paraíba
Ratinho Junior – Governador do Paraná
Raquel Lyra – Governadora de Pernambuco
Rafael Fonteles – Governador do Piauí
Cláudio Castro – Governador do Rio de Janeiro
Fátima Bezerra – Governadora do Rio Grande do Norte
Eduardo Leite – Governador do Rio Grande do Sul
Marcos Rocha – Governador de Rondônia
Antônio Denarium – Governador de Roraima
Jorginho Mello – Governador de Santa Catarina
Tarcísio de Freitas – Governador de São Paulo
Fábio Mitidieri – Governador de Sergipe
Wanderlei Barbosa – Governador de Tocantins
Deixe seu comentário
Publicidade