Política Nacional

Líder do PMDB diz que indicará Rodrigo Pacheco para presidente da CCJ da Câmara

Como o PMDB forma a maior bancada da Câmara, com 65 deputados, cabe à liderança do partido escolher qual comissão a legenda presidirá.


O líder do PMDB na Câmara, Baleia Rossi (SP), afirmou que indicará o deputado Rodrigo Pacheco (PMDB-MG) para a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.
A CCJ é uma das comissões mais cobiçadas da Câmara, isso porque cabe ao grupo, por exemplo, decidir quais projetos são constitucionais e poderão tramitar.

Como o PMDB forma a maior bancada da Câmara, com 65 deputados, cabe à liderança do partido escolher qual comissão a legenda presidirá.

“A bancada de Minas me pediu que eu garantisse a presidência da Comissão de Constituição e Justiça para o deputado Rodrigo Pacheco. Vai ser assim, porque [a presidência da CCJ] é do PMDB e, como líder, eu escolho quem vai ser indicado pelo partido”, afirmou Baleia Rossi.

Ao indicar Pacheco, Baleia tem como objetivo diminuir as críticas dos parlamentares mineiros do PMDB que pleiteavam a nomeação do deputado para o Ministério da Justiça.

O cargo estava vago desde a indicação de Alexandre de Moraes para o STF e, nesta quinta, o Planalto anunciou que o novo ministro será Osmar Serraglio (PMDB-PR).
A expectativa é que a distribuição dos comandos das comissões aconteça na semana seguinte à do carnaval.

Mesmo com a indicação de Baleia Rossi, o nome de Pacheco terá de ser confirmado pelos demais integrantes da CCJ. Em geral, essa votação é somente uma formalidade e a indicação costuma ser confirmada.

Vice da Câmara rompe com Planalto
Após a definição por Temer de que o ministro da Justiça seria Osmar Serraglio, o primeiro vice-presidente da Câmara, Fábio Ramalho (PMDB-MG), que coordena a bancada mineira na Câmara, anunciou o rompimento pessoal com o governo e prometeu levar mais insatisfeitos para a oposição.

Para Baleia Rossi, a decisão de contemplar a bancada com a presidência da CCJ servirá para acalmar os ânimos dos peemedebistas de Minas.


Deixe seu comentário


Publicidade