Política Nacional

Marcelo Crivella, do PRB, é eleito prefeito do Rio de Janeiro

Vitória foi definida às 18h32 de domingo: com 92% dos votos apurados, ele tinha 59,12%.


Marcelo Crivella (PRB) foi eleito nesse domingo, 30, prefeito do Rio para os próximos quatro anos. O candidato superou Marcelo Freixo (Psol) no segundo turno.

A vitória de Crivella foi definida às 18h32, com 92% dos votos apurados. Naquele momento, ele tinha 59,16% dos votos apurados, ou 1.699.399 de votos, e não podia mais ser alcançado por Freixo, com 1.163.068 votos.

“É um momento de muita emoção, principalmente pra mim, que venho tentando vencer uma eleição para prefeito e governador do Rio mais de uma vez”, disse Crivella em seu primeiro discurso após a vitória; veja no vídeo abaixo. Esta foi a terceira vez que ele disputou a prefeitura do Rio.

Derrotado, Freixo subiu em um palco no Centro do Rio para falar com seus eleitores. “Nós vencemos esta eleição”, disse. “É só o começo de uma luta muito grande e muito bonita. O Rio de Janeiro, nesse momento, segue de exemplo para o Brasil inteiro, para aqueles que não se renderam (…). A gente tem muito orgulho de estar aqui, e a gente marcou na praça pública, não em um clube fechado.”

A vitória marca a quebra do domínio do PMDB na capital fluminense, após oito anos da gestão de Eduardo Paes, que não conseguiu eleger Pedro Paulo seu sucessor.

O atual prefeito do Rio, Eduardo Paes, disse em seu Twitter que já falou com o prefeito eleito. “O parabenizei pela vitória, desejando a ele todo sucesso nessa honrosa função”, escreveu Paes. “Me coloquei à disposição para fazermos um transição sólida e tranquila, que possa garantir a ele e sua nova equipe todas informações necessárias”, afirmou.


Deixe seu comentário


Publicidade