Meirelles e Pezão anunciam acordo para plano de recuperação fiscal do Rio
Meirelles e Pezão não deram detalhes sobre os termos do acordo, inclusive das contrapartidas que o governo federal vai exigir do governo do Rio como condição para o socorro.
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, anunciaram que chegaram a um acordo para colocar em prática um plano de recuperação fiscal do estado, com apoio do governo federal.
Meirelles e Pezão não deram detalhes sobre os termos do acordo, inclusive das contrapartidas que o governo federal vai exigir do governo do Rio como condição para o socorro. De acordo com o ministro da Fazenda, essas informações serão divulgadas na próxima semana, quando está prevista a assinatura do acordo.
“O governo federal e o governo do Rio de Janeiro concluiram que, sim, o acordo é viável. Agora vamos trabalhar no detalhamento do mesmo”, disse Meirelles a jornalista, após a reunião, na sede do Ministério da Fazenda, em Brasília, que selou o acordo.
Pezão disse que o acordo ajudará o Rio e permitirá que o estado não fique dependente da arrecadação sobre a exploração de petróleo. Mais cedo nesta quarta, ao chegar ao Ministério da Fazenda para a reunião, o governador havia dito a jornalistas que o plano de recuperação do Rio não ficaria pronto nesta quarta, como estava previsto.
Após falarem com os jornalistas, Pezão e Meirelles seguiram ao Palácio do Planalto, onde se reuniriam com o presidente Michel Temer.
O Rio de Janeiro enfrenta uma grave crise financeira. Devido à queda na arrecadação, o estado vem atrasando pagamentos, incluindo salários de servidores e aposentadorias. A máquina estadual entrou 2017 com um rombo estimado em mais de R$ 17 bilhões no orçamento e a previsão é de um déficit de R$ 52 bilhões até dezembro de 2018.
Receitas e despesas
Meirelles destacou que o Rio de Janeiro tem espaço para aumentar receitas, reduzir despesas e também para novos empréstimos.
Deixe seu comentário
Publicidade