Ministro Bento Albuquerque descarta risco de racionamento, mas pede uso racional de energia
Ministro alerta gabinetes em Brasília sobre a crise hídrica e pretende procurar até o presidente do STF para discutir a situação do país
Diante de uma seca histórica, o governo se prepara para adotar medidas para garantir o fornecimento de energia no país, principalmente no segundo semestre, no auge do período seco. O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou em entrevista ao GLOBO que não há risco de racionamento este ano.
O ministro, porém, pede ajuda do consumidor no sentido de usar energia de forma mais “racional”. E vem se reunindo com membros de diversos gabinetes, como os presidentes do Senado e da Câmara e até o Procurador-Geral da República, Augusto Aras. Pretende conversar ainda com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux.
Ar condicionado – Para economizar, ligue o aparelho apenas quando for dormir e desligue logo ao acordar. Uma opção é usar a função sleep, disponível em alguns modelos. Outro cuidado é manter o ar-condicionado em temperatura adequada. Especialistas recomendam 23ºC. Não é preciso colocar temperatura muito baixa, para não gastar muita energia.
Chuveiro elétrico – Em uma família com quatro pessoas, o uso do chuveiro elétrico corresponde a cerca de 25% da conta de luz. Para economizar, evite banhos muito longos e dê preferência a usar o chuveiro no modo verão, que economiza até 30% de energia.
Geladeira – Quando a porta fica muito tempo aberta, o motor funcionará mais, gastando mais energia. É importante também manter a borracha de vedação da porta da geladeira em bom estado. Ao viajar, uma opção é esvaziar a geladeira e desligá-la da tomada.
Lâmpadas de LED – A substituição de lâmpadas incandescentes pelas de LED pode gerar uma redução de 75% a 85% no consumo de energia. Além disso, essas lâmpadas duram mais. Em relação às lâmpadas fluorescentes, a economia é de cerca de 40%
Máquina de Lavar
Dê preferência a lavar uma grande quantidade de roupas, para economizar água e energia. Evite colocar muito sabão, para não ter de enxaguar duas vezes. Na hora de passar, a melhor opção é juntar roupas e passar uma grande quantidade de uma vez. Desligue o ferro quando for interromper o serviço. Use a temperatura indicada para cada tipo de tecido e comece pelas roupas mais leves. Foto: Pixabay
Ventilador – O uso do ventilador de teto durante 8 horas por dia gera um gasto de apenas R$ 18 por mês. Mesmo assim, é importante evitar deixar o aparelho ligado quando não houver ninguém no cômodo. Na hora de comprar, lembre-se que quanto maior o diâmetro das hélices, maior o consumo de energia. Foto: Pixabay
Eletrônicos – No caso dos eletrônicos, a recomendação é desligar o televisor e os videogames quando ninguém tiver usando. Retirar os aparelhos da tomada também ajuda a poupar energia.
O governo acaba de acionar a bandeira vermelha nível 2 neste mês de junho, que determina uma cobrança adicional de R$ 6,24 por cada 100 quilowatts/hora de consumo.
Deixe seu comentário
Publicidade