Política Nacional

‘Não é hora de falar nada’, diz Janot sobre delações

Presidente do STF, Cármen Lúcia, homologou delações de 77 executivos e ex-executivos da Odebretch no âmbito da Lava Jato


O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou que “ainda não é hora de falar nada” sobre as delações de executivos e ex-executivos da construtora Odebrecht no âmbito da Operação Lava Jato.

Janot deu a declaração a jornalistas ao deixar o prédio onde funciona o Conselho Nacional do Ministério Público. Em seguida, ele se dirigiu ao Supremo Tribunal Federal, onde se reuniu com a presidente, ministra Cármen Lúcia, para tratar das delações.

Cármen Lúcia já homologou as delações e, com a decisão da ministra, o material referente aos depoimentos foi encaminhado à Procuradoria-Geral da República, que vai analisar os documentos para decidir sobre quais pontos irá pedir abertura de investigação.

De acordo com o STF, o conteúdo das delações, mesmo após a homologação, continua sob segredo de Justiça. A PGR deverá pedir a retirada do sigilo das delações. Com homologação das delações, documentos vão para a Procuradoria Geral da República

Relatoria da Lava Jato
Os processos da Operação Lava Jato no STF estavam sob a relatoria do ministro Teori Zavascki, que morreu neste mês após o avião em que ele viajava de São Paulo para Paraty cair no litoral do Rio de Janeiro.

Com a morte de Teori, Cármen Lúcia usou a prerrogativa de presidente da Corte para homologar as delações. A relatoria dos processos, porém, ainda não foi decidida. A ministra chegou a trabalhar durante o fim de semana, no STF, para analisar os depoimentos.

Cármen Lúcia analisa delações da Odebrecht no STF durante o fim de semana

Na semana passada, a ministra autorizou os juízes auxiliares do STF que atuam no gabinete de Teori a ouvir os delatores – nas audiências, esses juízes questionavam os executivos e ex-executivos da empreiteira sobre se as informações haviam sido repassadas de livre e espontânea vontade, sem coação por parte procuradores.


Deixe seu comentário


Publicidade