Política Nacional

Novo secretário-geral da ONU é ‘preparadíssimo’, diz José Serra

Português Antonio Guterres foi indicado para substituir Ban Ki-moon.


O ministro das Relações Exteriores, José Serra, afirmou que o ex-primeiro-ministro de Portugal Antonio Guterres, indicado para suceder o sul-coreano Ban Ki-moon como secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), é “preparadíssimo” e a pessoa “adequada no mundo” para comandar a entidade.

Guterres foi escolhido nesta quinta-feira (5) pelo Conselho de Segurança da ONU. A decisão ainda deverá ser formalizada em uma votação do órgão.

A declaração de Serra foi dada logo após uma reunião no Palácio do Planalto entre Serra, o presidente da República, Michel Temer, e o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos, Luis Almagro.

“Já mandei uma carta pessoal que ele respondeu, inclusive de madrugada. Guterres, para nós, é como se fosse um brasileiro. Já temos essa relação com Portugal, de maneira que ficamos muito felizes. Ele é preparadíssimo”, afirmou o ministro.

Serra disse acreditar que a questão dos refugiados na Europa será um dos temas mais importantes durante a gestão de Guterres e ressaltou o fato de ele ter chefiado a Acnur, agência da ONU responsável pelo assunto, entre 2005 e 2015.


Deixe seu comentário


Publicidade