Política Nacional

PF cumpre mandados em Goiás relacionados à Operação Lava Jato

Corporação diz que visa recolher provas de propina em obras de ferrovias.


A Polícia Federal e o Ministério Público Federal em Goiás (MPF-GO) realizam em Goiânia, na manhã desta sexta-feira (26), um desdobramento da Operação Lava Jato, que apura um esquema de corrupção na Petrobras. O objetivo é recolher provas sobre o pagamento de proprina para a construção das Ferrovias Norte-Sul e Integração Leste-Oeste, bem como prática de cartel, lavagem de dinheiro e superfaturamento.

Um mandado de busca e apreensão da operação, batizada de “O Recebedor”, foi cumprido na casa do ex-presidente da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias (empresa estatal ferroviária ligada ao MInistério dos Transportes) José Francisco das Neves, conhecido como Juquinha das Neves. Além disso, ele foi conduzido coercivamente até a sede da PF, na capital, onde deve prestar depoimento.

Segundo a PF, para cometer as irregularidades na construção da Ferrovia Norte-Sul, as empreiteiras realizavam pagamentos regulares, por meio de contratos simulados, a um escritório de advocacia e mais duas empresas sediadas em Goiás, que eram usadas para maquiar a origem do dinheiro.


Deixe seu comentário


Publicidade