Política Nacional

Planalto diz que atos fortalecem instituições e pede atenção dos Poderes

Milhares de pessoas em cidades de, ao menos, dez estados brasileiros saíram às ruas neste domingo em defesa do conjunto de medidas contra a corrupção proposto pelo Ministério Público Federal.


O Palácio do Planalto divulgou nota neste domingo (4) na qual diz que os protestos contra a corrupção em várias cidades do país “fortalecem as instituições” e afirma que os Poderes devem estar “atentos” às reivindicações da população.

Milhares de pessoas em cidades de, ao menos, dez estados brasileiros saíram às ruas neste domingo em defesa do conjunto de medidas contra a corrupção proposto pelo Ministério Público Federal.

A nota do Planalto destaca que as manifestações ocorrem de forma “pacífica e ordeira”, e demonstram a “força e a vitalidade” da democracia. “O comportamento exemplar demonstra o respeito cívico que fortalece ainda mais nossas instituições. É preciso que os Poderes da República estejam sempre atentos às reivindicações da população brasileira”, diz trecho do documento.

Em alguns locais, manifestantes seguravam faixas em defesa da operação Lava Jato e do juiz Sérgio Moro. Os participantes dos protestos também erguiam cartazes contra os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Renan disse que as manifestações são “legítimas”. Já Rodrigo Maia, também por meio de nota, afirmou que a Câmara recebe os atos “com respeito e atenção”.

Mudança em projeto
Os manifestantes protestaram contra a forma em que o projeto de combate à corrupção foi aprovado pela Câmara: desfigurado, com várias alterações em relação à proposta original. Uma das mudanças mais polêmicas feita no texto foi a sugestão do PDT, aprovada pela maioria dos parlamentares, que endurece a punição para juízes e membros do Ministério Público Federal por abuso de autoridade.

Críticos dizem que a medida é uma retaliação do Legislativo a investigações que envolvem políticos.


Deixe seu comentário


Publicidade