Política Nacional

Presidente Bolsonaro diz ter compromisso com Constituição, soberania, democracia e liberdade

Em pronunciamento do 7 de Setembro, presidente citou ‘valores’ do Brasil. Também disse que pessoas foram às ruas nos anos 1960 contra país ‘tomado pela radicalização’


Opresidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (7), em pronunciamento em rede nacional, que tem compromisso com a Constituição, com a preservação da soberania, com a democracia e com a liberdade.

O pronunciamento, sobre o Dia da Independência, foi gravado no Palácio da Alvorada (residência oficial) e durou cerca de três minutos. “No momento em que celebramos essa data tão especial, reitero, como presidente da República, meu amor à Pátria e meu compromisso com a Constituição e com a preservação da soberania, democracia e liberdade, valores dos quais nosso país jamais abrirá mão”, afirmou o presidente.

Em outro trecho do pronunciamento, Bolsonaro afirmou que, nos anos 1960, “milhões de brasileiros” foram às ruas “contra um país tomado pela radicalização ideológica, greves, desordem social e corrupção generalizada”.

Em 1964, houve um golpe militar no Brasil. Durante a ditadura (1964-1985), o Congresso Nacional foi fechado, não houve eleição direta para presidente da República, a imprensa sofreu censura e opositores do governo foram presos e torturados.

Ato em Brasília

Mais cedo, Bolsonaro participou de um ato no Palácio da Alvorada em homenagem ao Dia da Independência.

O evento gerou aglomeração, e Bolsonaro estava sem máscara. O item é de uso obrigatório em locais públicos do Distrito Federal, e a multa para quem não usar é de R$ 2 mil.

Tradicionalmente, as comemorações sobre o 7 de Setembro em Brasília aconteciam na Esplanada dos Ministérios, mas, em razão da pandemia do novo coronavírus, o Ministério da Defesa recomendou aos militares que não participassem de desfiles.


Deixe seu comentário


Publicidade