Serra diz que acordo entre Mercosul e União Europeia deve sair em 2 anos
Em nota, chanceleres defenderam impulsionar negociações com o bloco europeu.
O ministro das Relações Exteriores, José Serra, afirmou em Nova York, que o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia deve sair em “um ano e meio, dois anos”. Ele afirmou que ainda há resistências protecionistas por parte de alguns países europeus.
Serra deu a declaração ao sair de encontro com chanceleres de Argentina, Paraguai e Uruguai. As comitivas oficiais foram a Nova York participar da Assembleia Geral da ONU, que será aberta na terça-feira (20).
Na reunião dos membros do Mercosul, os países assinaram uma nota em que defendem impulsionar as negociações com a União Europeia. “Aprovamos uma declaração que faz uma exortação à União Europeia, para que prossiga, que dê mais agilidade ao processo de negociação com o Mercosul. A nota está dedicada a isso, é uma nota bastante curta. Isso foi aprovado por unanimidade, foi uma proposta nossa, que o próprio ministro espanhol me disse esta semana lá em Brasília que seria importante que isso acontecesse”, afirmou Serra.
“Nós queremos acelerar agora em outubro, quando haverá novas ofertas, isso é uma coisa para um ano e meio, dois anos, pra concluir [o acordo]. É uma avaliação que eu fiz com o secretário de comércio exterior da Espanha”, completou o ministro.
Segundo ele, a nota mostra disposição do Mercosul em levar as negociações adiante. Serra afirmou ainda que esse também é o interesse de países europeus como Portugal, Itália e Suécia.
Deixe seu comentário
Publicidade