“A única forma de salvar a Amazônia é através do manejo florestal”, diz Welinton Conci, da Eco Forte Bioenergia
CEO afirma que gestão sustentável de florestas, através do projeto ‘Bolsa Florestal’, promove renascimento e fortalecimento da economia
Wallace Fonseca
Estagiário
Há mais de 20 anos no Amapá, a empresa Eco Forte Bioenergia atua no manejo florestal sustentável e, segundo o CEO Wellington Rogério Conci, a ação desenvolvida tem a função de rejuvenescer a floresta. “Tem esse papel de fazer nascer novamente, tirar alguns indivíduos para que outros tantos possam nascer ali, fazendo a floresta ter uma nova vida”, informou.
Welinton Rogério Conci foi ouvido no programa ‘LuizMeloEntrevista’ (Diário FM 90,9), onde falou acerca do projeto de manejo florestal sustentável e dos benefícios para a comunidade e a economia amapaense. “Esse projeto era um sonho da comunidade do Maracá, há mais de 25 anos. Nós analisamos os pontos, fizemos visitas e percorremos rios e estradas para apresentar o projeto para mais de 38 comunidades”, disse o CEO.
Projeto Bolsa Florestal
“Esse projeto foi aprovado por duas assembleias, no início de 2022, e desde então começamos os trabalhos de fazer com que tudo isso acontecesse atendendo todas as normas ambientais. O Incra nos deu a orientação para o projeto, depois o apresentamos à Sema, que entendeu a dinâmica que tem um modelo de integração entre a comunidade, a natureza e a economia”, informou Welinton.
Acerca do tamanho da área autorizada para atuação da empresa no manejo florestal no Maracá, Wellington declarou que o trabalho vem sendo feito em aproximadamente 180 mil hectares. “É uma área agroextrativista. Beneficia 1.013 famílias e acredito que mais de quinhentas devem aderir ao projeto; é o maior manejo florestal sustentável em extensão do mundo; levou dignidade para a área como um todo”, celebrou Welinton.
“É a única forma de deixar a floresta viva, gerando riqueza e beneficiando toda a sociedade. Seguimos rigorosamente a legislação ambiental, que ordena todo esse trabalho. A nova visão que o estado está tendo, a abertura para o desenvolvimento, isso no governo Clécio está muito claro, está levando o Amapá para o mundo”, declarou o CEO.
Em seguida, Welinton Rogério Conci disse: “Entendo que a única forma real de se salvar a floresta amazônica é fazendo o manejo florestal sustentável. A floresta é como um ser humano, ela nasce, cresce, envelhece e morre. Nossa floresta é velha, precisamos fazer o manejo, cuidar para que não ocorra retirada de madeira ilegal. O manejo afasta a agricultura e o garimpo ilegais, temos a responsabilidade daquela área”.
Mundo
O projeto da ECO Forte Bioenergia foi apresentado na COP 28, em Dubai, em 2023. “Repercussão muito boa”, celebrou Wellington, que aproveitou para relembrar conversa que ele teve com o embaixador austríaco, Stefan Scholz, durante jantar em Brasília, para falar do projeto: “Foram 38 embaixadores e nós tivemos a oportunidade de falar do projeto, e já surgiram situações positivas. Fomos convidados para estar em uma feira no Golfo, no fim de maio”.
“O Amapá será representado com um estande na maior feira de madeira do mundo, levando nossa bandeira para todos os países. Hoje exportamos para mais de 50 países; na Holanda, a madeira é utilizada em diques, cultivo de ostras e na construção civil; na França, é usada para dormente e trilhos de trem”, concluiu Welinton.
Deixe seu comentário
Publicidade