Política

Acácio sugere criação de Comissão Mista para debater exploração petrolífera no Amapá

O parlamentar alertou que é necessário um diálogo claro, franco e aberto entre os ministérios e a Petrobras


 

O deputado Acácio Favacho (MDB/AP) defendeu, nesta quarta-feira (31), na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) a criação de uma Comissão Mista para dialogar sobre a exploração de gás e petróleo na foz do Amazonas pela Petrobras. “Não podemos tomar decisões isoladas, esta Comissão tem que ter uma obrigação de criar uma Comissão Mista, para gente conseguir dar mais clareza para esse assunto e um encaminhamento correto, para termos critérios jurídicos e sociais corretos”, afirma.

 

Acácio formalizou sua insatisfação em relação à ausência no parecer do Ibama. “Nenhum técnico tem o direito de fundamentar sua decisão sem um estudo para embasar. A Bancada do Amapá novamente cobra os dez técnicos do Ibama, cadê o estudo?”, questiona.

 

O parlamentar alertou que é necessário um diálogo claro, franco e aberto entre os ministérios e a Petrobras. “Se a gente quiser fazer essa tão sonhada transição energética, ela vai ser feita pela Petrobras. Se nós conseguirmos fazer um planejamento, nós temos que saber de aonde vem essa receita, para planejarmos essa transição energética, precisamos transparecer essa segurança jurídica”, explica.

 

O deputado cedeu um minuto do seu tempo de inscrição para o vereador do Oiapoque, Marcelo Martins, para também comentar sobre o assunto. “Nós temos o município mais preservado, no Oiapoque não podemos pescar e nem derrubar uma madeira. Defendemos tudo isso, só que nossas crianças têm fome também e querem esperança. Temos pais de famílias que já estavam empregados e agora estão em desemprego, temos gente voltando à necessidade. Estamos no extremo norte abandonados como sempre!”, lamenta o vereador.

 


Deixe seu comentário


Publicidade