Alap aprova 256 proposituras para Santana na 1ª sessão itinerante de 2023
A sessão plenária aconteceu na quadra da Escola Estadual Augusto Antunes e reuniu parlamentares e população com o objetivo de integrar o Poder Legislativo e as comunidades
A Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) realizou, nesta terça-feira, 25, a primeira sessão itinerante de 2023, para discutir as demandas dos municípios em todo o estado. As atividades começaram por Santana, que teve 256 proposituras aprovadas, durante a sessão, dentre projetos de lei, moções, requerimentos e indicações, que buscam melhorias para áreas como saúde, educação, segurança pública, infraestrutura e inclusão social.
A sessão plenária aconteceu na quadra da Escola Estadual Augusto Antunes e reuniu parlamentares e população com o objetivo de integrar o Poder Legislativo e as comunidades, ouvindo as reivindicações locais e apresentando proposituras que tragam soluções para as demandas levantadas pela população.
“Essa é uma grande oportunidade de estarmos mais próximos ainda das pessoas, para ouvir seus anseios e para que possamos buscar soluções que influenciem diretamente na qualidade de vida dos moradores. Me deixa muito feliz a participação de todos os parlamentares, instituições, residentes e poder público para unir o poder legislativo à população”, ressaltou a presidente da Alap, dep. Alliny Serrão (União).
Para o prefeito do município, Bala Rocha (PP), a participação popular é fundamental para essa interação entre o legislativo e as comunidades: “É muito importante que a população conheça de perto seus representantes e saibam que eles estão aqui para votar leis fundamentais que causam impacto na vida de todos nós. Sabemos que todas as comunidades têm suas reivindicações e a aproximação dos parlamentares amplia as condições para que essas comunidades tenham as reivindicações atendidas”, destacou.
As demandas levantadas serão transformadas em novas proposituras para que as soluções sejam dadas. De acordo com o vice-governador, Teles Júnior, há um esforço conjunto para atender esses anseios.
“Há um esforço concentrado de nosso governo para atender o que a população de fato precisa. Vamos inaugurar o hospital de Santana entre os meses de maio e junho, melhorando significativamente, a qualidade de vida da população. Eu faço questão de destacar a iniciativa da presidente Alliny Serrão e de todos os parlamentares, em ouvir a população sem receios e, acima de tudo, dar uma resposta rápida a essas demandas. É dessa forma que se constrói a democracia e se faz a boa política”.
Além do vice-governador, estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Santana, Josivaldo Abrantes, Alexandre Sampaio, sub-Procurador do Estado, representando o Procurador-Geral, Thiago Lima, e demais autoridades.
Previstas no Regimento Interno da Alap, as sessões itinerantes podem ocorrer em qualquer ponto do território do Amapá. É um mecanismo que amplia a participação popular e aproxima o Poder Legislativo das pessoas. As sessões itinerantes ocorrerão em todo o estado, uma vez por mês. Depois de Santana, o segundo município será Mazagão, distante 31 km da capital e que concentra uma população de quase 20 mil habitantes.
Deixe seu comentário
Publicidade