Política

Alap é palco do pré-lançamento dos programas Box Lilás e Viva Mulher Amapá

Os programas prevêem a criação da Câmara Técnica de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e do Observatório Viva Mulher Amapá


 

A 61ª sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), realizada na manhã desta terça-feira (10), no plenário Deputado Dalto Martins, começou com um minuto de silêncio solicitado pelo deputado Jory Oeiras (PP). A homenagem foi feita ao policial penal Alan Batista, da turma de 2007, que morreu nesta manhã no Hospital de Emergência, onde estava internado há 15 dias.

 

Em seguida, o secretário de Justiça e Segurança Pública, José Rodrigues de Lima Neto, a tenente da Polícia Militar Waldenice Nogueira, coordenadora da Patrulha Maria da Penha, a delegada Marina Guimarães, titular da Delegacia de Crimes Contra as Mulheres (DCCM), e a major da PM Sara Farias Souza usaram a tribuna do Parlamento Estadual. O grupo apresentou o pré-lançamento do programa Box Lilás e do projeto Viva Mulher Amapá, que prevê a criação da Câmara Técnica de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e do Observatório Viva Mulher Amapá. Essas iniciativas serão coordenadas pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e por órgãos vinculados, como a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros Militar, o Instituto de Administração Penitenciária e a Polícia Científica.

 

O lançamento oficial do Box Lilás está marcado para sexta-feira (13), às 9h, no Palácio do Governo. Durante a sessão, as galerias da Alap foram ocupadas por aprovados no concurso para cuidadores realizado em 2022. Eles pediram agilidade do governo na convocação. O concurso foi homologado em julho de 2023, e os primeiros candidatos já estão à disposição da sociedade, após esforços das secretarias de Administração (Sead) e de Educação (Seed).

 

Dos 545 profissionais nomeados, 393 são professores, incluindo especialistas em Atendimento Educacional Especializado, 84 são pedagogos, 61 são cuidadores e sete são intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Além disso, outros 600 aprovados avançam na etapa documental, com previsão de convocação de mil profissionais até julho de 2025, conforme a necessidade da rede estadual de ensino.

 


Deixe seu comentário


Publicidade