Política

Alexandre Monteiro é nomeado pelo governador Clécio para procurador-geral de justiça do MP-AP

Nomeação vale para período de 2025 a 2027; promotor de justiça foi o mais votado da lista tríplice enviada pelo Ministério Público ao chefe do Executivo amapaense  


 

O promotor de justiça Alexandre Monteiro foi nomeado pelo governador do Estado do Amapá, Clécio Luís, para o cargo de procurador-geral de justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP), para o biênio 2025/2027. A nomeação foi feita na noite de sexta-feira (20), no Palácio do Setentrião, na presença da procuradora de justiça e conselheira do CNMP, Ivana Cei, e do procurador de justiça Nicolau Crispino.

 

 

Os indicados foram definidos em votação virtual realizada no dia 6, com participação de 100% dos membros aptos a votar, que em sua maioria votaram em Alexandre Monteiro, com 60 votos, compondo a lista tríplice com o procurador de Justiça Nicolau Crispino, com 43 votos, e o promotor de Justiça e atual PGJ, Paulo Celso Ramos, obtendo 41 votos.

 

 

O governador do estado disse que os três indicados são excelentes profissionais de carreira no MP-AP e que utilizou o critério do mais votado para decidir, em respeito aos membros da instituição.

 

 

“Eu recebi uma lista tríplice com três grandes nomes do nosso Ministério Público e que estão no mesmo patamar com muitos serviços prestados para a instituição e para a sociedade. Então eu estabeleci um critério que é mais objetivo, que não compara esses três grandes nomes e ao mesmo tempo é uma demonstração de respeito à vontade dos membros do MP. Eu escolhi o jovem promotor Alexandre Monteiro porque ele foi o mais votado, aliás é a 2ª vez que ele figura na lista tríplice como o mais votado entre os candidatos. Espero com isso sinalizar que tenho um respeito pela instituição e em respeito aos seus membros, como demonstração de quem acredita no papel do Ministério Público, eu resolvi então optar pelo mais votado. Parabéns ao dr. Alexandre. Parabéns à instituição Ministério Público do Amapá”.

 

Perfil de Alexandre Monteiro

Alexandre Flávio Medeiros Monteiro é natural de Natal (RN). Bacharel em direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), especialista em Ciências Criminais pela Universidade Sul de Santa Catarina (Unisul), graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade Estácio e especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública junto à Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP-MPRS).

 

 

Antes de ingressar no MP-AP foi técnico ministerial do MPRN (2001-2006), assessor de procurador de justiça do MPRN (2003-2006) e professor colaborador da Universidade Federal do Amapá (2008), nas disciplinas de Direito Penal III e IV.

 

No MP-AP, foi aprovado no V Concurso para Promotor de Justiça Substituto, sendo empossado em 18/08/2006. Exerceu a titularidade nos municípios de Oiapoque, Amapá, Tartarugalzinho e Mazagão. Foi assessor da Corregedoria-Geral do MP-AP, de 2014 a 2020, e integrou grupos e comissões no âmbito interno, tanto na área meio quanto na área finalística. Atualmente exerce a titularidade da 8ª Promotoria Criminal de Macapá e o cargo de Secretário-Geral da Procuradoria-Geral de Justiça.

 


Deixe seu comentário


Publicidade