Política

Amapá aposta em novo sistema de administração tributária

Objetivo é aumentar a arrecadação do estado



 

O Governo do Amapá lançou uma nova ferramenta para desburocratizar o serviço contábil e aumentar a arrecadação do Estado. Desenvolvido pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), o Sistema de Administração Tributária Estadual (Sate) foi apresentado oficialmente à classe empresarial e gestores de governo ligados ao setor econômico no auditório do Sebrae. Mais de 250 contribuintes, entre empresários e profissionais contábeis participaram da solenidade de lançamento.

A apresentação do novo sistema foi realizada pelo fiscal da Sefaz, Diego Reche, e pelo coordenador de arrecadação em exercício, Ademar Junior. O ícone, em fase de homologação, já pode ser visualizado pelos contribuintes no site da Sefaz. Mesmo ainda em teste, cada profissional e empresário aprendeu os passos do acesso ao sistema, além de suas facilidades e agilidades, como, por exemplo, a utilização de uma única senha e inscrição para o profissional que atende a vários contribuintes.

“Agora ficou mais fácil e ágil para o profissional contábil. Com um único login, pode-se cadastrar as empresas que ele assiste, independente do município. O contador não precisa mais preencher formulários, de empresa por empresa, e adquirir senha para cada uma delas”, complementou Ademar Junior.

Entre as vantagens do novo sistema estão o acesso on-line, mais segurança nas informações, melhor acompanhamento das empresas, desburocratização, do acesso aos serviços, e novos serviços.

A secretária adjunta da Sefaz, Neiva Lucia Nunes, relembrou das dificuldades de implantar um sistema mais eficaz: “Em 34 anos de casa, a modernização foi feita em passos lentos. Hoje, o sistema está sendo apresentado com mais agilidade aos contadores”, ressaltou.

O Sate vai oferecer 20 novos serviços, entre emissão de documentos de arrecadação, entrega de declarações, consulta de débitos, consulta de informações cadastrais, solicitação de inscrição e alterações de cadastro on-line e certidão de regularidade fiscal.

Para o procurador geral do Estado, Narson Galeno, este é um ganho para a desburocratização do Estado. “O Estado do Amapá, está em uma nova fase, e começa a avançar no âmbito da desburocratização, apresentando mecanismo mais ágil para arrecadar recurso e posteriormente investir nas áreas da saúde, educação e nas demais áreas”, resumiu o procurador geral do Estado, Narson Galeno (foto).


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