Amapá celebra maior promoção da PM com apoio da deputada Liliane Abreu
Parlamentar fez gestões ao governador Clécio que, solícito, reuniu-se com comissão de militares, redundando na lei que ascende soldado à patente de cabo sem obrigatoriedade e concurso

Uma noite histórica para a segurança pública do Amapá marcou quinta-feira, 17, com a maior promoção de policiais militares já vista no estado. Mais de 850 agentes ascenderam na carreira em uma solenidade realizada no Sambódromo de Macapá, um evento que contou com a presença da deputada estadual Liliane Abreu, uma das grandes articuladoras dessa conquista.
A cerimônia celebrou a formatura da primeira turma de cabos da Polícia Militar, com mais de 500 soldados sendo os primeiros a galgar um novo posto após a sanção da Lei de Promoção à graduação de cabo, em dezembro do ano passado, pelo governador Clécio Luís. Essa legislação inovadora garante que soldados com quatro anos de serviço sejam promovidos a cabo sem a necessidade de concurso ou curso de formação, representando um marco na valorização da categoria.
O evento também foi palco da formatura de conclusão do Curso de Formação de Sargentos, da promoção de oficiais e praças, e da entrega de medalhas de mérito a personalidades civis e militares que prestaram relevantes serviços à instituição e à sociedade amapaense.
Em seu discurso emocionado, a deputada Liliane Abreu, que estava representando a Assembleia Legislativa, compartilhou os bastidores da concretização dessa histórica promoção.
“Essa iniciativa nasceu de um anseio muito grande da Comissão da Polícia Militar dos Soldados, que nos procurou para apresentar a situação de policiais que estavam há mais de 13 anos como soldados”, revelou a parlamentar. “Essa era uma demanda urgente de valorização da nossa polícia”.
Liliane Abreu destacou o papel fundamental do diálogo e da articulação com o Governo do Estado. “Conversamos com o governador Clécio Luís, que se mostrou muito solícito e recebeu a comissão. A conversa fluiu e, no final, estamos vivenciando hoje a maior promoção da história do Amapá”, comemorou. A deputada ressaltou a sensibilidade do governador em trabalhar o projeto, que demandou mais de um ano de conversações com o governo, a equipe e o comando da PM.
A deputada também compartilhou sua emoção pessoal com a conquista. “Estou muito feliz por ser filha de militar e saber o que meu pai passou. Ele levou mais de 14 anos para ser promovido a cabo. Então, essa promoção é um sonho realizado”, afirmou, enfatizando que a valorização dos policiais militares não se resume apenas à questão salarial, mas também à melhoria da qualidade de vida e ao reconhecimento do importante trabalho que realizam em defesa da população amapaense. “Eles saem de suas casas para proteger suas famílias e toda a população do estado. Isso é muito gratificante”.
Deixe seu comentário
Publicidade