Amapá debate ações e serviços de inteligência no Conselho Nacional de Segurança Pública
Encontro reuniu gestores e representantes da segurança pública de todo o Brasil
O Amapá participou da reunião do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), em Florianópolis (SC). O evento debateu medidas para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Segurança Pública do país, respeitando as peculiaridades de cada região. A participação do estado faz parte do Plano de Governo da atual gestão, que instituiu como meta o fortalecimento da defesa social através da integração das forças de segurança, investimentos em tecnologia, serviços de inteligência e parceria com o Governo Federal para o combate à criminalidade.
Representantes dos outros 23 estados e do Distrito Federal, além da Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça (Senasp/MJ) também compartilharam experiências em ações bem sucedidas que podem ser replicadas em várias regiões. Entre os temas debatidos na sexta-feira, 15, o Consesp pontuou o uso das tecnologias, a interação entre as forças de segurança e alterações legislativas.
Para o secretário de Estado de Segurança Pública, José Neto, o Amapá é um forte exemplo na formulação e avaliação de políticas públicas relacionadas à segurança, sendo um diferencial da atual gestão.
“Importante nesta reunião é a troca de experiências entre os gestores, compactuando conhecimentos de inteligência, inovações tecnológicas, estratégias e atuação integrada ao enfrentamento de grupos criminosos. Todos esses elementos debatidos buscam um único objetivo para o Brasil: a paz social para o cidadão”, avaliou José Neto.
Estratégias de enfrentamento da criminalidade
Os investimentos na segurança pública e valorização dos servidores, adotados pelo Governo do Amapá, apresentou dados positivos significativos referentes aos registros de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), no mês de fevereiro de 2024, onde foi registrada uma redução de 59,52%, comparado com o mesmo mês no ano passado.
Foram, ao todo, 42 vítimas de crimes violentos em fevereiro de 2023, contra 17 ocorrências em fevereiro deste ano. Os parâmetros seguem os dados apresentados em janeiro de 2024 quando foi registrada a redução de 60% nos crimes violentos, comparado com o mesmo período do ano anterior.
Em números gerais, no primeiro bimestre de 2024, no Amapá, houve queda de 59,76% de vítimas relacionadas a CVLI. No ano passado foram 82, contra 33 em 2024. Somente em homicídios, a queda foi de 61,04%, com 77 registros em 2023 ante 30, neste ano. Os índices continuam sendo os melhores já registrados nos últimos 10 anos no Amapá, de acordo com a Sejusp.
Deixe seu comentário
Publicidade