Política

Amapá defenderá crescimento na COP 30

Para secretário Lucas Abrahao, não adianta mostrar um estado preservado e com várias potencialidades se povo padece na pobreza


 

Douglas Lima
Editor

 

Nessa quinta-feira, 5, o secretário estadual de relações internacionais, Lucas Abrahao,  e o técnico e assessor de vários governos sobre posicionamento internacional, Rodrigo Perpétuo, falaram no programa ‘Ponto de Encontro’ (Diário FM 90,9) sobre a presença do Amapá na Conferência da ONU sobre o Clima, em novembro de 2025, em Belém (PA).

 

“Não há como pensar na nossa atuação sem pensar de maneira transversal; participei de várias agendas com o governador , com o secretário Lucas e outros secretários da área da ciência e tecnologia e planejamento. Umas das prioridades do governador é trabalhar um plano de bioeconomia e recuperação da nossa rede escolar com recursos de captação externa”, disse Rodrigo Perpétuo, acerca de sua agenda em Macapá.

 

Sobre falar o que o mundo quer ouvir a respeito do Amapá, Rodrigo declarou: “Nós temos esse posicionamento da região amazônica ante a Conferência do Clima; é a oportunidade de dizer pro mundo aquela realidade do povo da Amazônia. Quando se fala do assunto, só se fala da preservação e da conservação, este assunto é primordial, mas traremos algo novo: por trás da conservação é preciso uma estratégia de desenvolvimento econômico”. 

 

Rodrigo também falou sobre a adequação da infraestrutura territorial e urbana, que segundo ele é essencial, e também salientou a importância do manejo sustentável da floresta, estimulando as cadeias produtivas a fim de gerar renda na região.

 

“Vamos construir essa estratégia que chegará a COP-30 com uma personalidade que retrate a realidade desta região”, concluiu Rodrigo.

 

“O Amapá chegará na COP  mostrando o que faz em prol da humanidade e em prol da preservação ambiental; temos nossas áreas protegidas, preservadas, nossas áreas indígenas demarcadas, não temos conflitos agrários. Vamos chegar lá dizendo que apesar de todos esses  pontos positivos cumpridos nosso povo padece na pobreza”, lamentou Lucas, no programa.

 


Deixe seu comentário


Publicidade