“Amapá é carbono negativo e 100% energia limpa”, declara Josiel, na Comitiva do Sebrae na COP29
No Azerbaijão, onde mais de 190 países buscam caminhos para combater o aquecimento global, Sebrae destaca preparativos para Belém sediar COP30, em 2025
O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Amapá (CDE), Josiel Alcolumbre, integra a comitiva do presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 29, que ocorre até 22 de novembro, em Baku, capital do Azerbaijão, país localizado entre o Leste Europeu e a Ásia Ocidental. O objetivo é defender os pequenos negócios que têm papel fundamental na agenda de transição verde mundial, mas precisam das condições adequadas para se desenvolverem de forma justa e inclusiva.
No Pavilhão Brasil, o presidente Josiel Alcolumbre, junto ao superintendente do Sebrae Pará, Rubens Magno, falou sobre integração na COP30, que considera a COP da Amazônia, pois possui estados com a preservação acima da média internacional.
“Enquanto o mundo está falando de descarbonização, o Amapá é carbono negativo; o Amapá é 100% energia limpa, como o Pará também. Temos um estado que está ávido na expectativa de poder receber os turistas que vão visitar o Pará no ano que vem. Estamos a exatamente um ano da COP da Amazônia, COP do Brasil em Belém do Pará. Um marco importante: pela primeira vez vamos estar sentados à mesa discutindo sustentabilidade, porque até hoje o mundo discutiu o nosso futuro sem que um amazônida estivesse presente; não podemos admitir isso, decidirem os nossos destinos sem que nós, amazônidas, pudéssemos interferir nessa decisão”, disse o presidente Josiel Alcolumbre.
COP 30
O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, acredita que a COP 30 em Belém, em 2025, vai trazer a visibilidade e a grandeza que o Brasil representa. “Só o Brasil tem a Amazônia e seis biomas, e oferece um processo de utilização de energia renovável numa proporção em que quase alcançamos 90% do nosso consumo. Temos uma possibilidade significativa de mostrar para o mundo os paradigmas que nós representamos”, declarou o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima.
Deixe seu comentário
Publicidade