Política

Amapá entra na lista dos estados do Brasil que mais devem crescer em 2024

Projeção aponta um crescimento do PIB amapaense de 3,9%, colocando o estado na terceira posição entre os que mais vão expandir suas economias


 

O estado do Amapá entrou na lista de estados do Brasil que mais devem crescer economicamente em 2024, de acordo com dados divulgados pelo Resenha Regional do Banco do Brasil. A projeção aponta um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) amapaense de 3,9%, colocando o estado na terceira posição entre os que mais vão expandir suas economias, ficando atrás apenas da Paraíba e do Tocantins.

 

 

O relatório indica que o PIB do Brasil deve crescer 2,2% em 2024, o que representa uma desaceleração em comparação ao crescimento de 2,9% registrado em 2023 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

A Paraíba lidera a lista dos estados com maior crescimento projetado, com uma alta do PIB de 4,7%, seguida pelo Tocantins, que espera um avanço de 4,1%, e o Amapá, com um crescimento projetado de 3,9%.

 

O relatório também destaca a mudança de perspectiva para o Rio Grande do Sul, que anteriormente liderava as projeções de crescimento para 2024. Devido às fortes chuvas que causaram danos significativos, o crescimento do estado foi revisto para apenas 0,6%, com uma alta do agronegócio de 20,6%, mas uma retração nos serviços (-0,2%) e na indústria (-3,9%).

 


Deixe seu comentário


Publicidade