Política

Amapá participa da 2ª Conferência do Bio-Plateaux, no Suriname

Evento internacional promove o diálogo sobre a construção de um observatório transfronteiriço, para compartilhamento de informações hidrológicas dos rios Oiapoque e Maroni


 

Para fortalecer a cooperação regional, o conhecimento compartilhado entre nações e identificar soluções para desafios comuns relacionados aos recursos hídricos e à biodiversidade na região do planalto das Guianas, o Governo do Amapá participa, entre 30 de outubro e 2 de novembro, da 2ª Conferência do Bio-Plateaux, em Paramaribo, no Suriname.

 

O encontro está entre os eventos que antecedem a Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontece em Belém (PA) em 2025. A reunião contará com a presença do governador Clécio Luís e a delegação amapaense, representantes da Guiana Francesa e Suriname, instituições técnicas e acadêmicas para avançar no diálogo sobre a construção de um observatório transfronteiriço.

 

 

A iniciativa fortalece o compartilhamento de informações e experiências sobre água e biodiversidade dos meios aquáticos entre a Guiana Francesa, o Brasil e o Suriname, especialmente, nas duas bacias transfronteiriças dos rios Oiapoque e Maroni. Além disso, tratará sobre a bioeconomia da região e alterações climáticas em preparação para a COP da Amazônia.

 

“A finalidade da conferência é consolidar não só o diálogo entre os países da região, em relação aos recursos hídricos e à biodiversidade, mas também aproximar todos para haver uma participação robusta e conjunta na COP 30, que deverá ocorrer em 2025, em Belém do Pará”, ressaltou o secretário de Relações Internacionais e Comércio Exterior, Fabrício Penafort.

 

Durante o evento ocorrerão, ainda, diálogos sobre a conexão entre energia e água, e debates sobre os desafios locais na gestão de recursos hídricos, alterações climáticas e biodiversidade aquática, e desenvolvimento territorial e bioeconomia. O Bio-Plateaux tem o Amapá como um dos fundadores do projeto, cofinanciado pela União Europeia por meio do Programa de Cooperação Interreg Amazonie.

 


Deixe seu comentário


Publicidade