Amapaenses vão às urnas decidir o destino do Estado nos próximos quatro anos
Segundo a Justiça Eleitoral, são 550.697 eleitores em 16 municípios.
Gabriel Penha
Especial para Diário
Neste domingo, 2 de outubro, os amapaenses vão às urnas votar, nesta ordem, para deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente da República. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 550.697 eleitores em 16 municípios estão aptos a exercer o direito de voto em 2022 no Amapá, o que corresponde a 0,35% do eleitorado brasileiro.
O horário de votação é das 8h às 17h – o Amapá tem o mesmo fuso horário de Brasília. Para exercer sua cidadania, o eleitor precisa se dirigir até à seção onde vota, com o título de eleitor impresso e documento com foto ou com o aplicativo e-Título, que já traz a fotografia de quem vai votar.
Quem pretender sair cedo para votar é o aposentado Lourival Francisco de Oliveira. Aos 89 anos, ele não é mais obrigado a votar, mas diz que faz questão de exercer a cidadania.
“Nunca deixei de votar. E mais uma vez, vou exercer meu papel de cidadão e dar o meu voto”, diz seu Lourival.
E os jovens também fazem questão de participar. Nayalla Vitória Guimarães completou 16 anos em setembro e faz questão de ir às urnas, com um diferencial: vai usar o e-Titulo, o aplicativo da Justiça Eleitoral, para votar. Segundo ela, para exercer seu papel na democracia.
“Eu ainda não sou obrigada, mas faço questão de votar e exercer meu papel nesse processo democrático e escolher meus representantes”, diz Nayalla.
Neste domingo, por volta de 18h, já começaremos a conhecer os vencedores dessa disputa.
Deixe seu comentário
Publicidade