Política

Antônio Furlan tomou posse para o segundo mandato como prefeito de Macapá

Eleito em primeiro turno com mais de 85% dos votos válidos, o prefeito promete novas realizações no município


Prometendo um mandato de realizações, o médico Antônio Furlan (MDB) tomou posse nesta quarta-feira, 1º de janeiro, para o segundo mandato como prefeito de Macapá. A solenidade de posse dele e do vice-prefeito Mário Neto (Podemos) ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Macapá, presidida pela vereadora Pastora Léa Pelaes (PDT), a mais velha entre os vereadores eleitos em 6 de outubro de 2024.

Reeleito no primeiro turno da eleição com 204.291 votos (85,08% dos votos válidos), o prefeito Antônio Furlan foi eleito pelo Cidadania em 2020, tendo passado pelo Podemos e agora faz parte do MDB, partido que tem como presidente no Amapá o deputado federal Acácio Favacho. Em 2020, Antônio Furlan foi eleito no segundo turno com 101.091 votos (55,67 dos votos válidos).

Estou muito feliz por tomar posse como prefeito de Macapá pela segunda vez consecutiva, e quero agradecer a Deus, ao povo de Macapá, que nos deu a maior votação percentual da história das capitais do Brasil, o que reflete a avaliação da nossa gestão. A população entendeu a nossa forma de fazer trabalho, de fazer as entregas necessárias que o povo precisa e o compromisso é manter a mesma pegada e chegar nos locais onde a gente por ventura não tenha chegado”, disse Furlan ao chegar para a posse, acrescentando que seu primeiro mandato se tornou histórico pela forma de trabalhar a gestão. O prefeito não deu informação sobre a formação de sua equip e para o segundo mandato
Orçamento aprovado

Para o segundo mandato, o prefeito Antônio Furlan terá um orçamento de R$ 2.361.312.526,20, aprovado pela Câmara Municipal de Macapá no último dia 31 de dezembro. A Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 foi aprovada por unanimidade e definiu recursos para o Executivo municipal, que deverão ser investidos nas mais diversas áreas do município.

Os recursos da LOA 2025 se destinam a pagamento de pessoal, saúde, educação, infraestrutura, assistência social, desporto, turismo, economia, empreendedorismo, habitação, entre outras pastas, projetos e programas dirigidos pela Prefeitura de Macapá.
Emendas

Além da LOA, os vereadores aprovaram ainda as Emendas Impositivas, que libera até R$ 917.027,31 mil por vereador para serem investidos em setores ou serviços indicados pelos próprios parlamentares. Os recursos das emendas impositivas assegurados no orçamento municipal do ano que vem, e 50% deste valor deve ser obrigatoriamente destinado a saúde municipal.


Deixe seu comentário


Publicidade