Política

‘Aqui é SUS e com padrão de excelência’, destaca Clécio na entrega do Hospital de Porto Grande

Localizada no município de Porto Grande, unidade de saúde iniciou os atendimentos na segunda-feira, 26, voltados para atender a demanda de cinco municípios do estado


 

Ao dar início aos atendimentos do Novo Hospital Regional de Porto Grande, na segunda-feira, 26, o governador do Amapá, Clécio Luís, destacou que a oferta de atendimentos possui uma estrutura com equipamentos modernos e atendimento humanizado. A entrega histórica assegura a saúde como prioridade imediata, absoluta e inegociável da gestão.

 

 

“Esta já é uma unidade de referência no Amapá, com tudo o que um hospital precisa, com o que há de mais moderno, para que o paciente seja acolhido com carinho, para ter um bom diagnóstico, bom tratamento e saia daqui com resolutividade. É hospital público, é SUS, com um padrão de excelência, como deve ser, sobretudo, para quem mais precisa”, celebrou o governador.

 

O primeiro hospital regional do estado, batizado de Maria Lúcia Guimarães da Silva, foi criado para atender a demanda da região perimetral do Amapá, que abrange cerca de 64 mil moradores, oriundos dos municípios de Porto Grande, Pedra Branca do Amapari, Serra do Navio, Ferreira Gomes e Tartarugalzinho.

 

 

“Aqui se provou que a gestão pública, quando focada, é tão mais eficiente que uma empresa privada. Transformou Porto Grande em um polo de saúde, interiorizando os atendimentos e é motivo de muito orgulho, algo que o Ministério Público procura há muitos anos”, declarou o promotor de Justiça Wueber Penafort, que fez parte da fiscalização da obra da unidade.

 

O hospital recebeu melhorias na infraestrutura e equipamentos modernos para aprimorar diagnósticos e tratamentos. Além disso, o espaço conta com mobílias novas para garantir mais conforto a pacientes e funcionários, possibilitando um atendimento mais eficiente e humanizado.

 

São, inicialmente, 34 leitos para internação clínica e cirúrgica, observação, recuperação e estabilização. O Novo Hospital Regional é o primeiro da Região Norte a contar com o moderno carro de anestesia A9, que trabalha com inteligência artificial. Em todo o país, só existem 39 unidades.

 

A cerimônia de inauguração do hospital contou com a participação de secretários de Governo do Estado, deputados estaduais, prefeitos da região central, membros do Ministério Público do Estado e de organizações da sociedade civil. Com a entrega, a mais nova unidade de saúde do estado já iniciou os atendimentos na noite de segunda-feira, funcionando 24 horas por dia, na Avenida Oito de Agosto, bairro Central.

 

Investimentos do Oiapoque ao Jari 

A construção da 2ª etapa do hospital iniciou no mês de julho com recursos Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e, quando finalizada, a unidade ofertará ao todo 184 leitos.

 

 

O hospital também contará com serviços de internação, urgência, pediátrico, maternidade, exames de imagem e cirurgias de pequeno e médio porte. Desafogando os atendimentos na capital, o local terá salas cirúrgicas, UTI e estruturas para atendimento ambulatorial, além de um heliponto, para agilizar o transporte de pacientes.

 

A construção do hospital regional se junta a outras tantas obras conduzidas pelo Governo do Estado para reestruturar a saúde na capital e no interior, como a construção do novo Hospital de Emergências (HE) de Macapá; a implantação da 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital de Oiapoque; a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Porte 3 em Amapá; a estruturação do Hospital de Pequeno Porte do município de Tartarugalzinho; e as reformas no Hospital da Criança Adolescente, no Hospital da Mulher Mãe Luzia e do Hospital de Laranjal do Jari.

 


Deixe seu comentário


Publicidade