Diário Política

Articulação de Randolfe resulta na entrega da posse definitiva das terras do Quilombo do Rosa

Cerimônia será comandada pela secretária executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Fernanda Machiaveli


 

Nesta sexta-feira, 29, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, representado pela secretária executiva Fernanda Machiaveli, entrega o título definitivo de posse das terras do Quilombo do Rosa, resultado de articulação do senador Randolfe Rodrigues, em Brasília, junto com o governo do Amapá. A atividade acontece às 14h30 na sede do Quilombo do Rosa, no km 24.

 

O Quilombo do Rosa iniciou o processo de titulação coletiva de suas terras, em 2004, junto ao Incra, e teve o reconhecimento formal em 2010. A comunidade enfrentou diversas ameaças, como uma tentativa de despejo de rejeitos tóxicos por uma mineradora em 2010.

 

“A luta do Quilombo do Rosa é um reflexo das batalhas enfrentadas por muitas comunidades tradicionais no Brasil. É um reconhecimento histórico”, contou o senador Randolfe. A garantia do título definitivo é um reforço contra as ameaças de grileiros e grandes corporações. O Quilombo segue ao longo dos anos, resistindo em defesa de seu território, cultura e direitos básicos.

 

Além do título definitivo, também serão entregues 23 cadastros ambientais rurais, crédito de apoio inicial, 57 contratos de usuários temporário, dois selos quilombola Brasil, além de um protocolo de intenções entre a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá.

 


Deixe seu comentário


Publicidade