Política

Assembleia Legislativa adere à campanha contra o câncer

‘OUTUBRO ROSA’


Pelo segundo ano consecutivo, a Assembleia Legislativa do Amapá (AL) em alusão ao movimento ‘Outubro Rosa’ adere a campanha que alerta sobre os riscos do câncer de mama. Durante todo o mês de outubro todos os setores da Casa estarão aderindo à campanha para sensibilizar sobre a importância e prevenção ao câncer de mama.

A campanha ingressou na Assembleia Legislativa através do Projeto de Resolução nº 0127, de autoria da deputada Marília Góes (PDT), em 2013, que institui anualmente ao Poder Legislativo aderir na campanha mundial de prevenção ao câncer de mama. A campanha iniciou pela fachada do prédio, servidores, deputados e o plenário. Na ocasião, todos receberam o Laço Rosa, símbolo da campanha.

Na opinião da bancada feminina, “todas as instituições devem abraçar essa causa, considerada nobre, porque é em defesa da saúde da mulher, no combate ao câncer de mama. A intenção é alertar a população sobre a importância de detecção precoce do câncer de mama, a conscientização sobre o autoexame e a necessidade de consultas médicas periódicas. Mais uma vez a Assembleia Legislativa se destaca nessa luta”.

Segundo estatísticas, o câncer de mama é responsável pela morte de 12 mil mulheres por ano. Dessa forma, a campanha Outubro Rosa pretende reunir especialistas (mastologistas), gestores, profissionais de saúde e a população feminina em geral para discutir políticas públicas e o papel da sociedade no controle da doença. Quando diagnosticado e tratado a tempo, a chance de cura do câncer de mama é de 90%. O diagnóstico da doença em estágios mais avançados reduz as chances de cura para 30%. No Amapá, o Estado oferece em média 150 exames semanais. A mamografia é feita pela rede pública de saúde.

O ‘Outubro Rosa’ é uma campanha de conscientização realizada por diversos órgãos e entidades durante o mês de outubro, dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento surgiu em 1990, na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, vem sendo promovida anualmente em todo Brasil.


Deixe seu comentário


Publicidade