Bancada avalia possibilidade de CPI da Energia Elétrica, informa Dorinaldo Malafaia
Parlamentar observa que assunto tomou dimensão inesperada com reajuste extraordinário anteontem determinado pela Aneel – 44,41% na tarifa dos amapaenses
Douglas Lima
Editor
O deputado federal Dorinaldo Malafaia revelou no programa ‘LuizMeloEntrevista’ (Diário FM 90,9), na manhã desta sexta-feira, 15, que a bancada amapaense está avaliando a possibilidade de pedir a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as questões pertinentes aos sucessivos reajustes determinados pela Aneel na tarifa de energia elétrica dos amapaenses.
O parlamentar observou que a luta contra a alta tarifa de luz paga no Amapá não se resume mais a ele ou a um ou outro deputado ou senador, mas já está incorporando toda a bancada, porque o assunto tomou uma dimensão inesperada com o reajuste extraordinário anteontem determinado pela agência reguladora de energia elétrica – 44,41%.
Dorinaldo Malafaia anunciou que na próxima quarta-feira, 20, para tratar sobre energia elétrica no Amapá, haverá encontro dos parlamentares federais do estado com o ministro da minas e energia, Alexandre Silveira. Da reunião, deverá também participar o governador Clécio Luís.
Na entrevista, Malafaia citou comentário feito pelo deputado Acácio Favacho, numa recente audiência pública, dando conta de grande empréstimo contraído pela CEA Equatorial, junto ao Basa, e que a empresa concessionária de energia já estaria repassando os valores do pagamento da dívida aos consumidores do Amapá.
“Isso é algo profundo que estamos avaliando. O certo é que as agências reguladoras criaram um nível de autonomia tamanho, que passaram a ter muito mais poder do que o sistema. É um absurdo que o governo federal não tenha um controle do setor energético em todo o país”, criticou o parlamentar.
Deixe seu comentário
Publicidade