Política

Candidatos apresentam prioridades de seus planos de governo municipal

Com o início da campanha eleitoral, nessa terça-feira, 16, os candidatos a prefeito de Macapá começam a divulgar os seus planos de trabalho no caso de virem a ser eleitos em 2 de outubro próximo. Ele são sete: Clécio Luís (Rede), que tenta a reeleição; Gilvam Borges (PMDB); Promotor Moisés (PEN); Ruy Smith (PSB), Dora […]


Com o início da campanha eleitoral, nessa terça-feira, 16, os candidatos a prefeito de Macapá começam a divulgar os seus planos de trabalho no caso de virem a ser eleitos em 2 de outubro próximo. Ele são sete: Clécio Luís (Rede), que tenta a reeleição; Gilvam Borges (PMDB); Promotor Moisés (PEN); Ruy Smith (PSB), Dora Nascimento (PT), Aline Gurgel (PRB) e Genival Cruz (PSTU).

Ontem, todos os candidatos, pessoalmente ou por meio de assessores, foram contactados pelo Diário do Amapá para apresentarem os principais pontos ou prioridades de trabalho para o cargo de gestor da capital.

Até o fechamento desta página, os candidatos Gilvam Borges (PMDB) e Promotor Moisés (PEN) não tinham enviado as suas propostas de governo para o Diário do Amapá.

politica4-cleO prefeito Clécio Luís, da Rede, comandando a coligação ‘Pra Macapá seguir avançando’, prometeu garantir recursos para pavimentação, acessando o PAC mobilidade cujo projeto já está aprovado e que vai garantir pavimentação para diversas vias de Macapá; avançar nas melhorias da saúde, com as reformas da rede física, garantia de médicos e medicamentos, além de solucionar a questão do hospital metropolitano;  Prosseguir a política habitacional, em especial destinada a moradores de áreas vulneráveis (ressacas) e garantir recursos e realizar a reforma da orla de Macapá. O atual gestor aindfa prometeu uma uma destão democrática, através da transparência, da participação e do controle social

politica4-ruy6Ruy Smith, do PSB, sem coligação, prometeu licitação do transporte coletivo e implantação do Passe Social Estudantil; concursos públicos e indicação de 50% das mulheres na direção de cargos do primeiro escalão.

politica4-dora

A candidata petista Dora Nascimento, cabeça da coligação ‘Adora Macapá’, disse que dará prioridade à mobilidade urbana da capital. “Vamos tirar do papel e iniciar imediatamente a implantação do corredor de ônibus de Macapá, pois os recursos já estão garantidos e a gestão atual não consegue iniciar as obras, além de articular com o governo do estado e o governo federal a operacionalização da rodovia Norte/Sul, assim como articular com os governos Estadual e Federal a implantação da Rodovia do Jandiá.
Dora também prometeu implantar o Plano Municipal de Resíduos Sólidos, para a coleta seletiva de lixo para utilização em usinas de separação dos resíduos reciclados, e assim atender o desenvolvimento local com geração de renda e aprimoramento profissional. A petista ainda disse que garantirá e ampliará a oferta de creches públicas, além de implantar o Cadastro Territorial Multifinalitário.

politica4-geniGenival Cruz, do PSTU, que concorrerá a prefeito com chapa pura, prometeu combater o desemprego no município, criando empregos através de um plano de obras públicas necessárias, como saneamento básico, postos de saúde, escolas a serem construídas por uma empresa municipal de obras 100% pública e estatal, controlada pelos trabalhadores
Genival também prometeu dar atenção especial à educação, saúde pública, habitação e saneamento básico, todos os serviços gratuitos e com qualidade. “Primeiro é preciso garantir verbas públicas apenas para a saúde e a aducação públicas, e nenhum tostão para os milionários donos das escolas privadas”, destacou o candidato.
O postulante a prefeito de Macapá também defendeu a estatização sem indenização do transporte e tarifa zero. Sobre esse assunto, assim se expressou: “O principais problemas que fizeram explodir os protestos de junho de 2013 foram o caos e a precarização do transporte público que, além de ser um dos mais caros do mundo, submete a grande maioria da população e os trabalhadores a um inferno diário. Isso é causado pela lógica privada do serviço, que beneficia os lucros das grandes concessionárias. Só um transporte estatal, sob controle dos trabalhadores, pode garantir um serviço barato, a preço de custo, de qualidade e rumo a tarifa zero”
Genival ainda prometeu combater o racismo, o machismo, a LGBTfobia, a xenofobia e a exploração de qualquer natureza.

politca4-açineAline Gurgel, do PRB, da coligação ‘Macapá para todos nós’, disse que caso eleita trabalhará com planejamento e gestão administrativa, financeira e de recursos humanos, tendo como foco a satisfação do cidadão de Macapá e a realização de uma a administração do patrimônio público e ambiental, além de redefinir a estrutura organizacional do município.
A candidata apontou a saúde como outra prioridade, buscando o acesso do cidadão a uma vida mais saudável mediante uma ampliação do sistema de atendimento à urgência e emergência.
Na educação, o foco será valorizar os profissionais da educação através da oferta de cursos para seu aperfeiçoamento, pagamento do piso salarial nacional e melhoria das condições de trabalho;
Aline também apontou a habitação como prioridade com espaços dignos de moradia, entorno e uso das espaços coletivos para todos os habitantes de Macapá, bem como implantação de loteamentos urbanos públicos.


Deixe seu comentário


Publicidade