Diário Política

Capacitação para as Eleições 2022 reúne grande público em três dias de palestras

Membros de partidos políticos e pretensos candidatos contaram com palestras referentes à Propaganda Eleitoral, Desinformação e Fake News, Registro de Candidatura, Prestação de Contas e Segurança do Processo Eleitoral.


O auditório da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) atingiu capacidade máxima durante a realização, nos dias 6 a 8 de julho, da Capacitação para as Eleições 2022, derivada do Projeto Política e Cidadania da EJE. Membros de partidos políticos e pretensos candidatos contaram com palestras referentes à Propaganda Eleitoral, Desinformação e Fake News, Registro de Candidatura, Prestação de Contas e Segurança do Processo Eleitoral.

 

Nesta sexta-feira, 8, o último dia de capacitação apresentou a palestra remota do Secretário de Tecnologia da Informação do TRE Amapá, Emanoel Flexa. Durante sua exposição, o secretário apontou as novidades para o pleito de 2022, além de detalhes relacionados à auditoria e segurança da urna eletrônica. O panorama da informatização do processo eleitoral abordou os boatos relacionados ao tema, apresentando dados que comprovam a eficácia e transparência da votação eletrônica no país. O evento finalizou com a palestra do analista judiciário Heverton Fernandes, sobre ‘Propaganda Eleitoral’.

 

Com abertura na última quarta-feira, 6, a Capacitação para as Eleições iniciou com as palestras sobre ‘Registro de Candidatura’, ministradas pelas servidoras do Tribunal Lena Márcia Mendes e Mylene Lages, analista judiciária e secretária judiciária respectivamente. Na sequência, Heverton Fernandes abordou ‘Desinformação e Fake News’, contextualizando os conceitos e as estratégias de enfrentamento.

 

O segundo dia de palestras expôs detalhes do tema ‘Prestação de Contas’, apresentado pelo analista judiciário Moisés Campos. Em seguida, o analista judiciário Heverton Fernandes abordou a Propaganda Eleitoral.

 

Hildo dos Santos Fonseca (61), pretenso candidato, veio do município de Santana para participar dos três dias de capacitação. Para ele, a iniciativa do TRE Amapá agrega diversos valores positivos para os pretensos candidatos e membros de partidos, de modo que essas pessoas podem conhecer a Legislação Eleitoral de forma profunda a partir das palestras.

 

“O TRE está se preocupando realmente para que todos tenham acesso e possam questionar, perguntar, tirar dúvidas. A partir daí, teremos condições de praticar essa legislação, por exemplo, Prestação de Contas, sabendo como vai capitar os recursos, gastos corretos, o que pode ou não fazer no processo eleitoral. Além disso, vimos que as urnas eletrônicas são realmente seguras e essenciais nesse processo. Todas essas informações são importantes para que tenhamos um processo justo, popular e que possa expressar a vontade da população amapaense”, concluiu o participante.

 

A capacitação para as Eleições 2022 é uma iniciativa da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), desde o ano de 2015. Seu principal objetivo é preparar os envolvidos no processo eleitoral, prestar as informações devidas para que o pleito eleitoral seja bem desenvolvido.


Deixe seu comentário


Publicidade