Política

Clécio afirma que medidas protegem salário do servidor

Contenção de despesas


Durante plenária na Câmara de Vereadores, onde apresentou o conjunto de medidas adotadas pela gestão para minimizar os efeitos da crise econômica, o prefeito Clécio Luís (PSOL) afirmou que a contenção de gastos se fez necessária para equilibrar as contas públicas e reajustar o orçamento diante à redução de repasses constitucionais.

Na presença dos parlamentares e servidores públicos, o prefeito falou da importância de se oficializar a decisão ao legislativo municipal e de se nivelar as informações junto aos colaboradores da Prefeitura de Macapá. “Enfrentamos a mais grave crise econômica e financeira que já atingiu os municípios. A exemplo do último dia 10, em que perdemos cerca de dois milhões. E até o fim do ano essas perdas chegarão a R$ 19 milhões. Esse desequilíbrio das contas nos fez adotar uma série de medidas que visam preservar as finanças públicas, o pagamento do salário dos servidores e a boa prestação de serviços”, explicou Clécio Luís.

O prefeito reiterou que o pacote de medidas inclui o corte de 20% dos salários do prefeito e vice-prefeito, redução de 15% do salário dos secretários, 10% do salário dos cargos comissionados, corte de 50% das autorizações de viagem para servidores a serviço da administração pública, abrangendo concessão de diárias, suspensão de todo e qualquer tipo de auxilio financeiro para realização de eventos, salvo demandas analisadas e autorizadas, redução em pelo menos 30% do valor dos contratos, redução em 50% das despesas telefônicas, do consumo de energia e a suspensão da celebração de novos contratos.

“Com essas medidas vamos economizar mais de dois milhões por mês. Em oito meses, prevemos uma economia de cerca de R$ 17 milhões. São decisões importantes que nos ajudarão a enfrentar a crise”, acrescentou Clécio Luís.

O presidente da Câmara, vereador Acácio Favacho, reconheceu que as medidas são salutares para manter a boa administração e atender as cobranças da população: “Parabéns pela atitude nesse momento político em que se vive, porque se entende que é preciso recuperar a receita e manter a prestação de serviços aos munícipes. E aos servidores, que tenham paciência e acreditem nesta gestão”.

O líder do governo na Câmara, vereador Nelson Souza, destacou os avanços ao longo da gestão, não apenas com os macapaenses, mas com a população advinda das ilhas do Pará, e assinalou a responsabilidade com que o governo municipal tem enfrentado a situação econômica para manter os serviços. “As alternativas são provisórias, porque a administração acredita na superação desta crise e a câmara tem se mostrado solícita sempre que é acionada”.

Para o vereador André Lima, a austeridade da gestão dissemina o verdadeiro papel de um projeto político responsável. “Embora as medidas sejam antipáticas, são extremamente necessárias para manter essa trajetória que a gestão vem fazendo. Temos certeza da compreensão da população, que precisa ter seus serviços mantidos e esses avanços não podem parar”.


Deixe seu comentário


Publicidade