Política

Clécio anuncia vinda de Renan para garantir trabalhos de conclusão do asfaltamento da BR-156

Gestor amapaense deu notícia em Caiena, onde se encontra em missão na Comissão Mista de Cooperação Transfronteiriça Brasil/França


Douglas Lima
Editor

O governador Clécio Luís anunciou na manhã desta terça-feira, 4, que no próximo dia 24 o ministro dos transportes, Renan Filho, virá ao Amapá para anunciar os trabalhos que enfim concluirão o asfaltamento da BR-156.

Clécio falou no programa LuizMeloEntrevista (Diário FM 90,9), pelo telefone, diretamente de Caiena, capital da Guiana Francesa, onde acontece a 12ª Reunião da Comissão Mista de Cooperação Transfronteiriça Brasil/França.

O governador disse que dava a informação repassando o que lhe dissera o vereador licenciado André Lima, que ocupa a Diretoria de Programas do Ministério dos Transportes e também se encontra no evento binacional.

Clécio Luís lembrou que faltam 110 quilômetros para que o asfaltamento da BR-156 seja concluído. Essa extensão vai do município de Calçoene ao município de Oiapoque. A pavimentação da rodovia federal no Amapá é uma das obras mais longevas do país, já dura em torno de 70 anos.

O governador conjugou o anúncio da vinda do ministro Renan ao empenho dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues para conseguimento de verbas para a pavimentação da BR. Davi já tem recursos alocados. Randolfe promete alocar. A soma das emendas dos dois parlamentares será suficiente para a consecução final da obra.

Sobre o encontro de cooperação transfronteiriça em Caiena, que encerra hoje, Clécio Luís qualificou muito proveitoso, com ele próprio atuando, entre outros pontos, para corrigir a relação assimétrica institucional existente entre a Guiana Francesa e o Amapá.

O governador mostrou, por exemplo, que na prática há cooperação entre as pessoas brasileiras e francesas, na fronteira, mas não entre os governos. No setor de segurança, também mostrou Clécio Luís, os soldados franceses conhecem os soldados brasileiros, mas não há cooperação institucional.

O gestor amapaense aponta como fundamental a volta do procedimento do visto em Macapá, o que atualmente é feito em Brasília. “Também defendemos, para curto espaço de tempo, o fim da exigência do visto, porque se o amapaense quer ir para um país europeu, não precisa de visto prévio, mas se quiser ir para a Guiana Francesa, precisa de ter o visto”, formatou Clécio Luís.

O governador ainda mostrou que o asfaltamento total da BR-156 é fundamental para que as relações com a Guiana Francesa fluam com confiança, uma vez que um dos acordos para a construção da ponte sobre o rio Oiapoque é a garantia de estradas asfaltadas. A Guiana Francesa desde o início cumpriu com sua parte, nesse quesito, mas o governo brasileiro, ainda não.


Deixe seu comentário


Publicidade