Política

Clécio Luís amplia transporte escolar na zona rural de Macapá

ACESSO À EDUCAÇÃO


A semana iniciou com reforço no sistema de transporte escolar para mais de 1.500 estudantes da zona rural de Macapá. O prefeito Clécio Luís entregou na manhã desta segunda-feira, 10, cinco novos ônibus escolares que atenderão alunos da educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas comunidades de Tracajatuba, KM 9 e Corre Água. A cerimônia foi aberta pelos alunos do 2° período da Escola Municipal de Educação Infantil Meu Pé de Laranja Lima, que entoaram o hino de Macapá.

Acompanhado da secretária municipal de Educação, Antonia Andrade, senador Randolfe Rodrigues, vereador Eddy Clay e da equipe técnica, o prefeito destacou os avanços da educação municipal nos últimos anos, como a reforma de escolas, implementação do programa Macapá Alfabetizado, formação de servidores e regularização da merenda escolar: “O combate à corrupção e a correta aplicação dos recursos públicos são fundamentais para superar os desafios de uma gestão e construir políticas públicas efetivas. Acabamos com o histórico da falta de merenda nas escolas. Estamos melhorando a estrutura das instituições e hoje entregando um transporte 100% acessível, seguro, com monitores e motoristas capacitados que ajudarão a mudar a vida das crianças que precisam ir e vir da escola”.

A secretária Antonia Andrade mencionou que a garantia do transporte escolar a estudantes que vivem em locais mais distantes, principalmente no campo, está entre as metas da educação municipal. “Garantir a ida e vinda das crianças com segurança, porque não basta proporcionar o transporte escolar, é preciso oferecer condições e viabilizar estruturas para que o acesso à educação seja de fato efetivado”.

Os novos ônibus foram adquiridos por meio de transferência direta do Plano de Ações Articuladas (PAR), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no valor de R$ 1.057.000,00, cuja liberação dos recursos contou com a articulação do senador Randolfe Rodrigues. O parlamentar enfatizou que o direito de acesso à educação e a erradicação do analfabetismo são obras que marcam gerações, e o transporte escolar são ferramentas importantes. “Nada satisfaz mais do que ver as crianças dessas comunidades que integram o município terem assegurado o direito de acesso à escola”.


Deixe seu comentário


Publicidade