Diário Política

Clécio Luís toma posse e promete ‘governo para todos’

Cerimônia ocorreu nos primeiros minutos de 2023, no Plenário da Assembleia Legislativa.


Imagens: Gabriel Penha

Gabriel Penha – Especial para o Diário

 

O governador Clécio Luís (Solidariedade) e o vice, Teles Júnior (PDT), tomaram posse nos primeiros minutos deste domingo, 1º de janeiro de 2023, em concorrida sessão no Plenário da Assembleia Legislativa (Alap), presidida pelo deputado estadual Kaká Barbosa. A solenidade iniciou por volta de 0h20min e contou com a presença do senador reeleito Davi Alcolumbre (UB) e diversas autoridades e convidados.

Na abertura, a execução do Hino Nacional pelas cantoras Ariel Moura e Silmara Lobato, acompanhadas pelo som de uma caixa de marabaixo. Após a abertura dos trabalhos, Waldez Góes (PDT) usou a Tribuna e fez seu último discurso como governador do Amapá, ressaltando as ações de dois governos em oito anos e dos avanços conquistados nesse período.

“Apesar das inúmeras dificuldades que enfrentamos em nosso mais recente período de governo, a partir de 2015, como crise econômica, crise social e a pandemia de Covid-19, que tanta dor nos causou, conseguimos garantir avanços significativos para o Amapá e para os amapaenses. Não fizemos tudo o que o Amapá precisa, mas fizemos tudo o que estava ao nosso alcance, tendo em vista as circunstâncias de nosso tempo de governo”, disse Góes.

Quem também usou a Tribuna para discusar foi o senador Davi Alcolumbre. Ele destacou que o novo momento que o Amapá passa a viver com a posse do novo governador requer união de esforços.
“Viemos de uma campanha muito dura, muito agressiva e até ofensiva. Mas estivemos sempre ao lado do povo e do lado da verdade. [governador] Clécio, [vice] Teles, me coloco à disposição para trabalhar a favor dos amapaenses, à nossa população nos 16 municípios. Ainda temos muito para plantar e para colher. Hoje é um dia histórico para o Amapá”, discursou o senador.

Alcolumbre ainda destacou a indicação do agora ex-governador Waldez Góes para o cargo de ministro da Integração e Desenvolvimento Regional.

 

Passagem de faixa
Teles Junior e Clécio Luís entregaram à Mesa Diretora suas declarações de bens e diplomas expedidos pela Justiça Eleitoral. Ambos fizeram seus juramentos perante a Constituição do Estado, assinaram os termos de posse e foram declarados empossados pelo presidente da Assembleia Legislativa.

Waldez Góes passou a faixa para o sucessor. Já como governador empossado, Clécio Luís proferiu suas primeiras palavras, falando das perspectivas para os próximos quatro anos.

“Eu sonho e trabalharei todos os dias, junto com meu vice, por um Amapá desenvolvido, próspero, e que garanta ao seu povo saúde, educação, cultura, esporte e muito mais com qualidade. Vou representar não somente os 222.168 votos que recebi, mas todos os amapaenses. Procurei me preparar para governar. Como prefeito [de Macapá] tenho orgulho do trabalho que fizemos, melhorando os indicadores, colocando a prefeitura em ordem, fazendo obras importantes e deixando uma cidade pronta para o futuro, com obras e projetos concluídos e que até hoje beneficiam nossa população”, destacou.

Ainda relembrou a importância dos municípios para o desenvolvimento do Estado. Uma alusão ao slogan de campanha “Pelo Amapá Inteiro” – Clécio passou a morar nos municípios, por um determinado período para conhecer suas demandas e ouvir os moradores.

A solenidade encerrou com o Hino do Amapá, cantando por Brenda Melo e Patrícia Bastos. Ainda de madrugada, o novo governador viajou para Brasília (DF), onde participa da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), marcada para as 14h na capital federal.

 

O novo governador do Amapá
Clécio Luís Vilhena Vieira tem 50 anos. Foi eleito em primeiro turno no dia 2 de outubro. Foi vereador de Macapá e prefeito da capital amapaense por dois mandatos, de 2013 a 2020.

 

Festa popular
Antes da solenidade oficial, Clécio Luís comemorou posse como governador do Amapá inicialmente com o povo, em uma festa que tece participação de dezenas de artistas locais. O público compareceu para prestigiar as atrações, em um palco montado na esquina da rua São José com a avenida Mário Cruz, em frente à Igreja São José e ao lado do Teatro das Bacabeiras e Praça Veiga Cabral, no Centro de Macapá.

“Nada mais justo do que brindar esse momento com a participação popular. É o início de um novo governo e estou muito feliz e quero contar com a participação de todos os amapaenses”, afirmou Clécio Luís.

 


Deixe seu comentário


Publicidade