Clécio quer legalidade na relação com a Guiana Francesa
Posição do governador do Amapá foi manifestada em encontro, em Brasília, com o presidente francês, Emmanuel Macron
Douglas Lima
Editor
O governador Clécio Luís, no encontro desta quinta-feira, 28, em Brasília, com o presidente Emmanuel Macron, manifestou desejo de que na relação na fronteira do Oiapoque com a Guiana Francesa sejam lançadas luzes de legalidade para que a cooperação entre os dois povos se torne institucional.
Clécio foi o único governador brasileiro no encontro com o mandatário francês, que também contou com parlamentares, a exemplo dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.
Os amapaenses saíram do acontecimento internacional com a sensação de que foi uma reunião para estreitar laços. “Queremos, juntos, resolver problemas e cooperar. Essa relação entre os povos amapaense e guianense já existe, mas precisamos lançar luzes de legalidade para que essa cooperação entre os povos se torne cooperação institucional”, pontuou o governador.
Macron, por sua vez, disse não ser contra o comércio entre os dois países, mas quer uma relação fortalecida nesse sentido.
O presidente francês defendeu a questão climática e ambiental, e argumentou que com cooperação o combate pode ser mais forte ao garimpo ilegal.
Esses assuntos, como reconheceu o governador Clécio Luís, já são tratados na Comissão Mista Transfronteiriça Brasil-França, que neste ano acontece em Macapá.
Deixe seu comentário
Publicidade