Política

Comissão Mista da ALAP visitará a Nefrologia de Santana

Após reunião realizada no dia 23 de maio na Secretaria de Estado da Administração (Sead), a Comissão Mista da Assembleia Legislativa, que trata da convocação e admissão dos aprovados na área da saúde no último concurso público do Estado, , reuniu no início da tarde desta quinta-feira (2) em sessão extraordinária no plenário Deputado Dalto Martins, com representantes dos concursados.



Na pauta a discussão e aprovação do calendário, cronograma de trabalhos e  agendamento de visitas.

De acordo com o presidente da comissão, deputado Jory Oeiras (PRB), nesta sexta-feira (3) às 16 horas será realizado uma visita à Unidade de Nefrologia do município de Santana. O prédio deveria está pronto em março deste ano de acordo com a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinf). O prédio foi estruturado para comportar 14 máquinas de hemodiálise, sendo que quatro delas ficarão em apartamentos isolados para paciente hepáticos. Além disso, haverá espaço apropriado para sala de espera, triagem e repouso para pacientes.

A unidade vai atender prioritariamente a demanda dos municípios de Santana, Mazagão e localidades próximas, para isso necessita de 25 técnicos de saúde e 12 enfermeiros. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), somente no município santanense existem 50 pacientes que realizam o procedimento de hemodiálise. Iniciada em 2011, a obra foi paralisada em 2014 devido a inadimplência do Estado junto a empresa que estava executando os trabalhos. Em julho de 2015 o projeto foi retomado, mas sofreu algumas mudanças impostas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Foi verificado também, que no projeto original faltava a parte de acessibilidade para deficientes físicos e a urbanização do entorno do prédio. O valor total do empreendimento ficou orçado em R$ 1 milhão.

O Amapá hoje oferece o serviço de hemodiálise na Unidade de Nefrologia do Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCAL) com 37 máquinas atendendo todos os municípios. Além disso, cada unidade de saúde estadual que atende a demanda de urgência e emergência, como Hospital de Emergência, Hospital da Mulher Mãe Luzia, Hospital da Criança e do Adolescente, e o próprio HCAL, possuem uma máquina de hemodiálise dentro das respectivas Unidades de Terapia Intensiva.

Atendendo solicitação do presidente, deputado Jory Oeiras (PRB), os membros da comissão realizaram na tarde da última quarta-feira (1) uma visita ao setor de Nefrologia do Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCAL) e constataram um caos no setor.

Na próxima segunda-feira (6) às 10 horas a comissão vai está reunida com o promotor de Justiça de Defesa da Saúde Pública de Macapá, André Luiz Dias Araújo, do Ministério Público (MP), para deliberar sobre a convocação e admissão dos aprovados na área da saúde no último concurso público do Estado. A secretaria estadual de Saúde, Renilda Costa, representantes das secretarias estaduais de Administração (Sead) e Planejamento (Seplan).

Para o deputado professor Paulo Lemos (PSOL), pediu brevidade nas discussões do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que possibilita que pessoas que estão classificadas sejam convocadas, mesmo sendo para lugares diversos ao local sugerido no ato do concurso publico. “A reunião com os técnicos do Estado tem o objetivo de elaborar a minuta desse TAC para que em função disso o Estado possa convocar pelo menos os 100 sugeridos”, finalizou o deputado.

Deixe seu comentário


Publicidade