A Controladoria Geral do Estado do Amapá (CGE) realizou na manhã desta sexta-feira, 18, no auditório da Escola de Administração Pública (EAP), um curso referente a análise de relatórios de prestação de contas e convênios. Inicialmente a capacitação foi direcionada para as Secretarias de Estado da Cultura (Secult); de Inclusão e Mobilização Social (SIMS); e de Desporto e Lazer (Sedel). Até o fim do ano as outras secretarias do Executivo estadual passarão pela capacitação.
O contador e analista de finanças e controle da CGE, Arionildo Barbosa, ministrou o treinamento para 40 profissionais envolvidos na gestão dos convênios e contratos de repasse. “Nosso foco é orientar o gestor a elaborar a prestação de contas de forma correta e transparente. Essas três secretarias fazem convênios com várias entidades, então, precisamos capacitá-los para que não tenhamos irregularidades nesses procedimentos”, concluiu.
O gerente de planejamento da Sedel, Paulo Celso, afirmou que a capacitação foi muito valiosa, e que vai compartilhar o conhecimento com os outros servidores do órgão em que trabalha.
“Às vezes os órgãos estaduais são carentes dessas informações importantes sobre a execução dos convênios, como solicitação de declaração de contrapartida, liberação e alterações orçamentárias e também sobre a qualificação de projetos. Pude aprender muito e isso vai dar mais credibilidade e transparência no nosso trabalho”, finalizou.
De acordo com José Paulo da Silva, contador e analista de finanças e controle da CGE, que também palestrou no curso, o conhecimento é imperativo para que haja legalidade e fluidez no trabalho governamental.
“Servidores e coordenadores que atuam na área de convênios, especialmente aqueles que se encontram no nível de execução e que necessitam estar constantemente atualizados em relação às alterações ocorridas na legislação, devem ser capacitados. Essa vai ser uma das nossas metas”, assegurou.
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