Política

COP29: Amapá levará bons exemplos de políticas de desenvolvimento econômico com respeito a floresta e ao clima

Delegação, liderada pelo governador Clécio Luís, participará da programação oficial, que ocorre entre 11 e 22 de novembro, no Azerbaijão


 

O Governo do Amapá vai apresentar na 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29) bons exemplos de políticas que aliam desenvolvimento econômico com respeito a floresta. A delegação, liderada pelo governador Clécio Luís, participará da programação oficial do encontro neste mês de novembro, na cidade de Baku, capital do Azerbaijão.

 

 

“Queremos promover o desenvolvimento econômico do Amapá com negócios sustentáveis e éticos, com soluções diversas para o futuro. Estamos indo para o Azerbaijão levar bons exemplos disso. Queremos chegar na COP30 fazendo a diferença, participando ativamente e intervindo com o que nós temos de melhor. Esta trajetória está sendo construída a muitas mãos, apresentando o Amapá para o mundo”, afirmou o governador.

 

A participação do Amapá na COP29 terá três frentes de participação. Uma delas é chamada de “Florestas e Povos Originários”, apresentando o manejo florestal sustentável; a construção do Plano de Sociobioeconomia; e o Selo Amapá.

 

Será apresentada ainda a frente “Institucional e Pesquisa”, com Balcão de Turismo: visite o Amapá; o projeto do Hub de Inovação no Macapá Hotel; e o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE).

 

Além disso, a frente “Business” vai tratar do mercado de carbono, Política Estadual de Mudanças Climáticas, Conservação e Incentivo aos Serviços Ambientais (Pecisa), a Estrada de Ferro do Amapá e o Amapá como porta de entrada para o mercado brasileiro, o Atlas Solar e política de implantação de hidrogênio verde.

 

Em 2023, a presença do Amapá na COP28 foi marcada por reuniões bilaterais onde foram apresentados projetos abertos a cooperação para países importantes como a Noruega, Finlândia e China; assim como tratou de investimentos com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

 

COP29

A COP é uma reunião anual entre os países membros da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima. Nele, chefes de estados e outras autoridades governamentais debatem soluções para conter o aquecimento global e criar alternativas sustentáveis para a vida no planeta.

 


Deixe seu comentário


Publicidade