Política

Cristina cobra aparelho de mamografia e remédios para pacientes da nefrologia

De acordo com denúncias, o único mamógrafo do Hcal está quebrado há dois anos. Em seu pronunciamento, Cristina Almeida disse que, como mulher, não poderia deixar de se manifestar sabendo da importância do exame.


Procurada por pacientes que necessitam fazer exames de mamografia e da Clínica de Nefrologia do Hospital de Clínicas Alberto Limas (Hcal), a deputada Cristina Almeida (PSB) usou hoje, 14, a Tribuna da Assembleia Legislativa para cobrar, mais uma vez, do governo estadual uma solução para esses problemas. A parlamentar dividiu seu tempo regimental com o paciente Manoel Miranda.

De acordo com denúncias, o único mamógrafo do Hcal está quebrado há dois anos. Em seu pronunciamento, Cristina Almeida disse que, como mulher, não poderia deixar de se manifestar sabendo da importância do exame.

“Isso é muito sério. São feitas inúmeras campanhas contra o câncer de mama, mas na hora de garantir a mamografia às mulheres não vem acontecendo. Estamos próximos do dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, e com certeza será festejado pelo governo. Em vez de festa, poderiam unir recursos para comprar o aparelho”, sugeriu.

Já os pacientes da nefrologia estão há mais de 3 meses sem receber as medicações Eprex, Renalvit, Noriporum e Renagel, fundamentais para seus tratamentos.

A parlamentar relembrou de sua visita à Sesa e cobrou medidas urgentes, uma vez que observou a mesma justificativa, fornecedores ganham licitação e não entregam os medicamentos.

“Não é possível que ninguém tome uma atitude para isso. Gostaria que me dissessem qual a prioridade desse governo? Porque todos os setores estão parados.”, questionou.

Renal crônico há 4 anos, Manoel informou que os medicamentos estão indisponíveis e sem previsão de retorno, segundo os funcionários do Hcal.

Emocionado, falou que pacientes estão morrendo no Amapá por falta de medicamentos, seringas e agulhas.

“Todos os dias tem licitação no Estado e nunca chega para o povo. Espero que a Justiça faça alguma coisa”, desabafou.

Cristina finaliza pedindo o apoio do parlamento para priorizarem a Saúde do estado.


Deixe seu comentário


Publicidade