Política

Culto ecumênico abre semana de formaturas de soldados da PM e dos Bombeiros do Amapá

Governo do Estado promoveu 6 meses de formação para fortalecer a atuação das instituições da segurança pública


 

Marcado pelo sentimento de gratidão, um culto ecumênico em Ação de Graças na noite de segunda-feira, 1º, foi o primeiro compromisso de uma semana de celebrações pela conclusão dos cursos de formação de quase 800 soldados da Polícia Militar (PM) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) do Amapá.

 

Os formandos foram convocados pelo Governo do Estado em 2023, e formaram as maiores turmas da história das corporações. O curso iniciou em dezembro, e chega ao fim após 6 meses de instruções.

 

 

“Foi um momento de muita emoção, de gratidão e de muita esperança num futuro melhor. Cada soldado está vendo sua vida se transformar por meio deste trabalho, numa profissão muito nobre, porque trata de salvar vidas, o patrimônio das pessoas, salvaguardar a paz. Eles foram preparados e hoje vieram agradecer a Deus, se fortalecer espiritualmente para a mais bela missão de suas vidas, exercida no dia a dia nas ruas”, destacou o governador Clécio Luís.

 

O ato religioso aconteceu na Catedral da Assembleia de Deus – A Pioneira, no Centro de Macapá. Durante a solenidade houve a apresentação da banda de música mista das duas corporações, e do coral composto pelos 780 alunos formandos.

 

“Houve uma força que nos manteve em pé. Nossos limites foram testados em todos esses meses. Se chegamos aqui, é porque existe algo que nos move, alguém que nos acolhe. Esses dias tão difíceis e que tudo dava vontade de desistir, Deus intercedia e lembrava o motivo de estar ali. Fomos escolhidos para ser bombeiros capacitados e para servir a sociedade. Nada que é glorioso é fácil”, celebrou a aluna-soldada Ana Cláudia Cardoso, que vai integrar o CBM/AP.

 

 

Formação qualificada

Nos cursos de formação, os alunos-soldados tiveram acesso a treinamentos teóricos, técnicos e operacionais. Foram 249 que concluíram a formação para o Corpo de Bombeiros, e 531 para a PM.

 

“Fica aqui meu respeito e minha admiração pelo sucesso alcançado por todos aqui. É apenas o começo de uma jornada que se inicia, que é a de salvar e proteger a nossa população”, disse o Coronel Alexandre Veríssimo, comandante-geral do CBM/AP.

 

 

As formaturas acontecerão na terça-feira, 2, e na quinta-feira, 4; e a semana encerra com os bailes. Os novos soldados chegam para fortalecer a atuação das instituições da segurança pública.

 

“É mudança de vida para um verdadeiro sacerdócio, o servir. Não foi fácil, cada um teve sua dificuldade, mas é assim que se faz um curso de formação. ‘Servir e proteger’ não deve ser somente um lema, mas uma qualidade da vida”, evidenciou o Coronel Costa Júnior, comandante-geral da PM/AP.

 


Deixe seu comentário


Publicidade