Política

Definição sobre apoio de Clécio pode levar a um segundo turno em Macapá

Bastidores da política local vivem ebulição e enorme expectativa sobre para onde pode ir o governador na reta final da campanha pela Prefeitura de Macapá


 

Cleber Barbosa
Da Redação

 

Oficialmente o partido do governador Clécio Luís, o Solidariedade, não forma nenhuma coligação, federação ou candidatura própria ao cargo de prefeito de Macapá. Daí ser grande a expectativa sobre para onde deve ir seu apoio na reta final da campanha, uma vez que a grande coalizão que ajuda a governar o estado tem quatro nomes na disputa.

 

Os candidatos alinhados politicamente com a atual gestão Aline 10 (Republicanos), Gilvam Borges (Avante), Patrícia Ferraz (PSDB) e Paulo 50 (PSol).

 

A grande estrutura estatal, a profusão de partidos e lideranças em torno do ocupante do Setentrião, além do próprio peso político que ela alcançou, em histórica ascensão política no Amapá – de vereador a governador – credenciam o “fator Clécio” e transferir votos a este ungido ou ungida, de modo a levar a disputa pelo Palácio Laurindo Banha para um segundo turno.

 

Analistas lembram que o retrospecto local favorece essa construção argumentativa, diante da importância da disputa pela maior prefeitura do Amapá, como também da ideia de que governador e prefeito, juntos, podem editar um trabalho conjunto a acelerar as coisas na capital do estado.

 

A capacidade de transferir votos também pode ser medida em eleições como o Senado Federal, visto que na reta final da disputa o apoio do mandatário maior do estado acaba virando o fiel da balança e definindo uma segunda cadeira ou até mesmoa cadeira principal – em anos que a renovação é de apenas um terço.

 

Nos próximos dias deverá acontecer o anúncio oficial do apoio do governador a uma determinada candidatura de sua base, o que deve ser definido pela divulgação de uma nova rodada de pesquisas de intenção de votos, ou seja, quem teria mais chance de enfrentar o atual prefeito – que apareceu em primeiro na pesquisa – num segundo turno.

 

As Eleições de 2024 elegem prefeitos e vereadores em todo o Brasil. O primeiro turno das Eleições 2024 acontece em 6 de outubro e segundo turno em 27 de Outubro, ambos aos domingos.

 


Deixe seu comentário


Publicidade