Deputada atua para que escolas amazônicas recebam investimentos equivalentes aos custos
Segundo Professora Goreth, gastos com transporte e infraestrutura, entre outros, não são considerados por gestores dos recursos
Wallace Fonseca
Estagiário
A Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados realiza seminário, nesta terça-feira ,7, para debater o chamado ‘Fator Amazônico’, termo utilizado para se referir aos custos adicionais de logística e transporte que empresas e governos precisam arcar para realizar ações na região Norte.
Professora Goreth (PDT-AP) é a autora do requerimento para a realização do seminário. Ela falou na manhã desta terça-feira, 7, no programa LuizMeloEntrevista (Diário FM 90,9), considerando o evento ferramenta para debater a equidade dos investimentos públicos, ou seja, uma distribuição “justa e equitativa” de recursos segundo as características das diferentes regiões do Brasil.
Para a deputada, os custos são diretamente influenciados pela complexidade de cada região, e para a amazônica, com o clima quente e úmido, escolas com construções em madeira necessitam de manutenção anual em sua infraestrutura, o que comumente não é feito pela maioria das empresas.
A equidade de investimentos, segundo Goreth, é importante para garantir que todas as regiões tenham condições igualitárias de competir e se desenvolver. Essa igualdade de oportunidades contribui “para a redução das disparidades econômicas e sociais e para a promoção de um desenvolvimento mais sustentável e integrado”.
Nessas localidades, conforme informa a deputada, é comum que a própria natureza determine o calendário escolar, obrigando muitas escolas ribeirinhas a adaptarem o horário das aulas ao momento da maré cheia. Goreth também lamenta que a região tenha resultados socioeconômicos “terríveis”, pois não são ofertadas políticas públicas de qualidade.
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