Deputado diz que fim das privatizações é uma tendência mundial
Dorinaldo Malafaia falou do assunto em decorrência de declaração da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, de que setor de energia elétrica do Brasil pode voltar a ser estatizado
Douglas Lima
Editor
O deputado federal Dorinaldo Malafaia (PDT-AP) comentou no programa ‘Togas e Becas‘ (Diário FM 90,9) deste sábado, 18, que há uma tendência mundial de repensar as privatizações ora existentes, eclodidas nos anos 1990, no modelo neoliberal.
O parlamentar amapaense falou no assunto em decorrência da declaração da presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, em Brasília, de que o setor de energia elétrica brasileiro poderá voltar a ser estatizado.
Dorinaldo citou que na Inglaterra há possibilidade da privatização da saúde ser revertida para estatal, e que na França há pedidos de revisão da previdência gerida pela iniciativa privada. Nos Estados Unidos, também citou o deputado, há insatisfação com algumas privatizações.
O Brasil, por sua vez, conforme observou o deputado, vive a contingência de o governo federal não ter domínio sobre o setor elétrico, bem como nas áreas de petróleo e transporte aéreo, atividades que antes eram estatais.
“O modelo de privatização neoliberal foi se esgotando e hoje há anseios de que alguns serviços voltem a ser estatais”, pontuou o parlamentar, para quem, no âmbito no Amapá, a população vem sofrendo não só com a alta tarifa de energia elétrica que paga, mas também com os abusos que sofre da empresa concessionária do serviço.
Deixe seu comentário
Publicidade