Política

Deputados defendem instalação de Casa de Apoio em Oiapoque

Auxílio a necessitados


Durante o Grande Expediente da sessão dessa quarta-feira, 16, da Assembleia Legislativa do Estado do Amapá (Alap), a deputada Edna Auzier (Pros), presidente da Comissão de Relações Exteriores, destacou o projeto de instalação de uma Casa de Apoio, na cidade de Oiapoque, fronteira com a Guiana Francesa, destinada a auxiliar pessoas carentes que precisam de tratamento médico.

A parlamentar convidou o, presidente da Associação de Desenvolvimento, Prevenção, Acompanhamento e cooperação de Fronteira (Depac), José Ermenegildo Gomes, responsável pelo projeto, para fazer uma explanação sobre a Casa de Apoio de Cooperação Binacional,. O gestor fez um relato histórico da instituição que preside, fundada em 2009, com o objetivo de acompanhar famílias de brasileiros, residentes na faixa fronteiriça, em situação de vulnerabilidade social, e também na prevenção de saúde pública, inclusive doenças sexualmente transmissíveis e endêmicas.

Classificando de “um projeto ambicioso”, Gomes destacou a instalação da Casa de Apoio, como um grande avanço no trabalho que o Depac presta na fronteira, auxiliando pessoas com problemas de saúde. “Mais de sessenta por cento das pessoas que atendemos são oriundos de áreas de garimpo ou de outros Estados e não têm onde morar. A Casa de Apoio vai garantir o acolhimento para os pacientes até que se desloquem a capital. Além disso, haverá um laboratório para exames rápidos”, enfatizou lembrando que a Depac tem parcerias com instituições como a Unifap, para capacitação profissional.

O palestrante foi aparteado por parlamentares que prometeram se mobilizar na Assembleia Legislativa para fortalecer a instituição, em razão do importante trabalho social que a Depac presta na área de fronteira, em prol de pessoas carentes, no combate e prevenção de doenças tropicais.


Deixe seu comentário


Publicidade