Política

Desafios e experiências do setor primário na Amazônia são destaques no 26º Fórum dos Governadores

Amapá apresentou as iniciativas do Governo do Estado no fortalecimento da agricultura familiar e bioeconomia


 

O Governo do Amapá está participando do 26º Fórum dos Governadores da Amazônia Legal, que ocorre de 8 a 10 de novembro, em Manaus (AM). Entre os vários temas discutidos para a Amazônia e Região Norte está o desenvolvimento do setor primário, que envolve a agricultura e Economia Verde, o Plano Safra e o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

 

“Estamos aqui para debater e acolher experiências sobre o que vem sendo feito na Amazônia em termos da bioeconomia, agricultura familiar, assistência técnica e investimentos no setor rural nas comunidades tradicionais. Nós podermos levar para o Amapá e também deixar nossa contribuição e repassar o que estamos fazendo em relação aos programas na nova gestão do Governo do Estado”, destacou o secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Kelson Vaz.

 

Também foram discutidos dentro do setor primário, o fomento à Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) na Amazônia Legal, programa federal que aperfeiçoa os sistemas de produção, de mecanismo de acesso a recursos, serviços e renda, de forma sustentável.

Outra ação levantada pelos participantes do setor rural foi o combate e mitigação da monilíase no cacaueiro, fungo agressivo que atinge plantações por todo o Brasil. No Amapá, o levantamento das inspeções realizadas pelo Governo em propriedades rurais confirmou que o estado continua livre da praga, que atinge pés de cacau e de cupuaçu, podendo causar a perda dos frutos.

 

O grupo de trabalho também reforçou a importância de manter os diálogos sobre sistemas alimentares no contexto das mudanças do clima e seus impactos na Amazônia; o Plano de Trabalho com a Embrapa; a Participação no Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf) e a apresentação do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura.

 

Os encontros técnicos ocorrem em Manaus até esta sexta-feira, 10. Além da agricultura, as discussões também acontecem sobre a preservação da região amazônica tendo a população local e os povos tradicionais como protagonistas. Atividades como Meio Ambiente, Regularização Fundiária, Segurança Pública e Fazenda, são temas recorrentes dentre os debates durante o Fórum.

 

O evento acontece no Centro de Convenções Vasco-Vasques, em Manaus. A programação conta com a participação dos governadores dos estados do Amapá, Maranhão, Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Pará, Tocantins e Mato Grosso, que formam a Amazônia Legal.

 

Sobre o Fórum

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, que possui personalidade jurídica desde 2019, é uma iniciativa conjunta dos governadores dos nove estados que compõem a Amazônia Legal para criar e impulsionar o desenvolvimento sustentável com base em políticas e estratégias comuns.

 

O evento conta ainda com 17 membros do Conselho de Administração do Consórcio da Amazônia Legal, 12 representantes de Institutos de Terra da Amazônia Legal e quatro membros da equipe do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade