Desembargador João Lages assume presidência do TRE-AP
Na mesma solenidade, o desembargador Carmo Antônio de Souza foi empossado para o cargo de corregedor do órgão.
Rodrigo Silva
Da Redação
O desembargador João Guilherme Lages tomou posse na tarde desta segunda-feira (6) como presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) para o biênio 2023-2025. Ele assumiu no lugar do desembargador Gilberto Pinheiro.
A cerimônia ocorreu no plenário do Tribunal. Na mesma solenidade, o desembargador Carmo Antônio de Souza foi empossado para o cargo de corregedor do órgão.
Lages se tornou desembargador em 2018 obtendo a maior pontuação pelos critérios de merecimento. Junto à Justiça Eleitoral do Amapá, atuou como juiz eleitoral em Porto Grande em 2003 e Juiz da 2° zona de Macapá durante os anos de 2005 a 2007. Assumiu, no dia 05 de março de 2021, as funções de Vice-Presidente e Corregedor Regional Eleitoral do Amapá.
“Como corregedor do TRE/AP, pude participar das eleições mais complicadas da história. Foram fake news, desinformação, embates polarizados nas redes sociais, campanha contra confiança das urnas, federações partidárias e tantos outros pontos e questionamentos postos em discussão no cenário político nacional. Não foram poucos, muito menos pequenos, os obstáculos que enfrentamos no último pleito. Agora, como presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, percebo que a Justiça Eleitoral nunca foi tão desafiada. Para nossa gestão, não falta disposição para enfrentar a importante missão de garantir a soberania da vontade do povo”, ressaltou o novo presidente
Lages é natural de Belém/PA. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Pará desde 1988. É especialista em Direito Penal e Processual Penal. Professor universitário da graduação do Curso de Direito da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP. Coordenador Estadual do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais – IBCCRIM. Membro fundador da Academia Amapaense de Letras Jurídicas.
O desembargador Carmo Antônio assume a função de corregedor do TRE-AP pela segunda vez, mas também já assumiu a presidência no período de 2007 a 2009.
Participaram da solenidade de posse, além de funcionários do TRE, autoridades como o governador Clécio Luís, o prefeito de Macapá Antônio Furlan, o senador Lucas Barreto e a presidente da Assembléia Legislativa do Amapá (Alap),Alliny Serrão.
Deixe seu comentário
Publicidade