Política

‘Desenvolvimento sustentável é perfeitamente possível’, afirma vice-presidente Geraldo Alckmin na COP29

Evento ‘COP30 Day – Baku to Belém’ reuniu a comitiva brasileira na contagem regressiva para a edição da conferência em 2025, que ocorrerá em Belém, no Pará


 

Liderando a comitiva do governo do Brasil na 29ª Conferência da ONU pelas Mudanças Climáticas (COP29), no Azerbaijão, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, defendeu a sustentabilidade no processo de desenvolvimento econômico nesta quarta-feira, 13. O discurso ocorreu no evento “COP30 Day – Baku to Belém”, que marca a contagem regressiva para a COP na Amazônia.

 

 

“Desenvolvimento sustentável é perfeitamente possível. O Brasil tem a maior floresta tropical, energia renovável mais limpa do mundo, tem compromisso com a descarbonização, e vamos trabalhar para a gente fazer essa boa sinergia: de um lado o desenvolvimento para 29 milhões de pessoas na região amazônica que precisam de emprego, de renda, de oportunidade, e do outro lado, sustentabilidade”, discursou o vice-presidente.

 

Em nome dos governadores da Amazônia, o chefe do Executivo do Amapá, Clécio Luís, pontuou a importância de levar os debates das lideranças mundiais para a Amazônia na COP30, em Belém, em novembro de 2025.

 

 

“Nosso debate inclui o combate às mudanças climáticas, a defesa do meio ambiente e da Amazônia, mas há um esforço honesto de conjugar preservação ambiental, manter a floresta em pé para sempre com desenvolvimento social e econômico. Isso é um grande desafio, talvez aí esteja a grande chave para manter a floresta viva”, comentou Clécio Luís.

 

A programação desta quarta-feira, realizada pelo Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal (CAL) no HUB Amazônia, propõe discussões sobre desafios climáticos, o futuro da indústria e financiamento sustentável na região.

 

O COP30 Day conta ainda com lançamento da Câmara Setorial de Povos Indígenas do Consórcio Amazônia Legal e a assinatura de novas parcerias estratégicas para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

 


Deixe seu comentário


Publicidade