Diretrizes do Plano de Educação de Macapá começam a ser planej
Prefeito Clécio Luís fez a abertura da iii conferência municipal, que reúne professores e movimentos sociais
O prefeito de Macapá, Clécio Luís fez a abertura, na terça-feira, 2, no auditório do Sebrae, da III Conferência Municipal de Educação, que durante dois dias tratará sobre as metas e estratégias elaboradas para o Plano Municipal de Educação. O evento reúne docentes, representantes de sindicatos, conselhos, associações de segmentos culturais, afrodescendentes e autoridades.
A participação de alunas que integram o Programa Mais Educação da Escola Municipal Maria Bernadeth com a apresentação de um espetáculo de balé deu início aos trabalhos. A proposta da conferência é apresentar e levar à análise os 20 eixos apontados no texto base do Plano Municipal, elaborados pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com a participação de mais 45 representações. O plano estabelece diretrizes e metas para o ensino fundamental, médio, técnico e educação superior a serem aplicadas nos próximos dez anos na capital.
Em discurso, o prefeito Clécio Luís reconheceu e agradeceu o empenho da equipe que não mediu esforços para a elaboração do documento, enfatizando que o plano contempla diagnósticos e objetivos para todos os níveis e modalidades do ensino, estabelecendo prioridades nas políticas educacionais, atendendo as necessidades do município. “Esse plano nos coloca o desafio de construir uma educação inclusiva e o compromisso de firmar metas que darão um norte e farão a diferença nos próximos anos”.
A assessora técnica e assistente social Séfora Rola parabenizou a gestão por colocar em prática uma das questões mais requisitadas neste país, que é a elaboração de políticas públicas com a participação social. “Esse documento expressa a vontade de todos os movimentos sociais e deve direcionar a educação do nosso município”, disse a representante do Ministério Público do Amapá, se colocando à disposição para somar e estimular o processo.
Representando o Conselho Municipal de Educação, Ildete de Souza, fez referência ao projeto pedagógico atrelado à pluralidade da educação. “O documento deve ser colocado em prática, sobretudo quanto à diversidade educacional para que os direitos daqueles que estudam no campo, nas aldeias e em áreas quilombolas, por exemplo, sejam representados”.
Autoridades destacaram ainda a atuação da Prefeitura de Macapá quanto à construção de um plano democrático, sólido, com a participação de todos e focado nos anseios da política educacional no Amapá, que resultaram em um momento histórico para o município, com a leitura, debate e modificações necessárias do plano.
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